MELANCOLIA

Publicado às 04:17 desta quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

(*) Pedro La Rocca

Há cerca de um ano atrás eu publiquei um texto com o seguinte título: 2023 é temível. Tragédia anunciada. O Santos sai derrotado para o Fortaleza por 2x1, em Vila Belmiro, e vai jogar a série B em 2024. Messias marcou o gol do Peixe, enquanto Marinho e Lucero levaram os pontos ao Nordeste.

"Vou dar nota sete, porque sou exigente". "Eu não entendo de futebol e tenho raiva de quem entende". 48 contratações, 11 treinadores, oito diretores. Se preocuparam mais em atacar quem só quer o bem do clube e esqueceram do futebol.

Eu nunca vou defender presidentes expulsos do clube por gestão temerária, mas time caro, se paga sendo vice-campeão Brasileiro e da Libertadores, se paga sendo bi-campeão Paulista, campeão da Libertadores 49 anos depois do segundo título e não prometendo pagar dívidas, não cumprir e ainda abandonar o futebol.

Gallo foi bem ao responder uma pergunta pertinente no pós-jogo, sobre a ausência dos bons resultados em casa: "falta qualidade".

R$116 milhões gastos só em 2023 para contratações. Anteciparam dinheiro do Paulistão, não vai jogar a Copa do Brasil e ainda não disputa a série A do nacional. E eu ainda tive que ouvir que administrativamente a gestão deixaria um legado - e deixou -, porém negativo.

Fizeram o consulado gaúcho na Baixada Santista - dentro do clube. Só trouxeram gente de fora, por três anos, que não sabem o que é jogar a favor em Vila Belmiro. Recalcularam a rota com Dracena em 21 quando a água bateu na traseira. Com Gallo, já era tarde.

Gallo esse que teve hombridade em aceitar um cargo já no final da janela de transferências e o time na parte de baixo da tabela.

Tenho certeza que 2024 será interminável para uma grande parte da torcida Alvinegra, mas a série B rapidamente ficará para trás.

Fica a mancha na mais bela página da história do futebol mundial, como desde 29\12\2022 até o sempre ficará a saudade de Edson Arantes do Nascimento que está numa extremidade da história, o agora ex-presidente está em outra.

Fizeram muita força para que este 06\12\23 chegasse, mas muita força mesmo. Infelizmente, um clube que parou guerra na África, precisa há anos parar uma guerra que há dentro de si próprio, criada por pessoas que não estão nem aí para o distintivo.

Sábado (09) será eleito um novo presidente, que vai precisar ser muito assertivo em suas escolhas daqui para frente. Voltaremos a sorrir.

Sem condições de notas. Zero para todo mundo. Do último reserva ao irresponsável mandatário.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 FORTALEZA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Cartões amarelos: Dodô, Inocêncio (Santos); Pochettino, Zé Welison, Pikachu (Fortaleza)
Público: 14.130
Renda: R$ 708.607,50

GOLS: Messias, aos 12 do 2º T (Santos); Marinho, aos 38 do 1ºT,e Lucero, aos 50 do 2ºT (Fortaleza)

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, João Basso (Jair), Messias e Dodô (Lucas Lima); Lucas Braga, Tomás Rincón (Nonato), Jean Lucas (Maxi Silvera), Soteldo e Inocêncio; Marcos Leonardo e Furch (Patati)
Técnico: Marcelo Fernandes

FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Titi, Benevenuto, Bruno Pacheco; Pochettino, Zé Welison, Calebe; Marinho (Pedro Augusto), Guilherme e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter no Esporte por Esporte.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.