A MELHOR ATUAÇÃO NO ANO

Publicado às 22:21 desta quarta-feira, 10 de maio de 2023

(*) Pedro La Rocca

Com uma atuação de gala, o Santos voltou a triunfar após duas partidas e venceu a segunda consecutiva em Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro. Com todos os problemas envolvendo a polêmica do agora afastado zagueiro Bauermann, o time Alvinegro não se mostrou abalado e goleou o Bahia por 3x0. Deivid, Mendoza e Ângelo marcaram na vitória Santista.

Conforme antecipado pelo Blog do Ademir Quintino, no início da noite da última terça-feira (09), o Peixe teria quatro mudanças para a partida desta quarta-feira (10). Inocêncio no lugar do Nathan e Ângelo no lugar do Lucas Braga por opção técnica, Deivid ganhou a vaga do convocado Marcos Leonardo e Dodi no lugar do suspenso Fernández.

Também antecipamos, porém na live pré-jogo, que o Santos teria que ser ousado e incomodar o time do Bahia. Foi isso que aconteceu logo no começo. A consequência foi um gol. 

Aos três minutos de partida, o Peixe recuperou a bola, saiu rápido, no rebote do chute de Lucas Lima, Mendoza encontrou o garoto Deivid para abrir o placar. O Menino da Vila de 17 anos, que fez seu primeiro jogo na Vila como titular, deu o gol que o Santos precisava para a partida, porque o time do Bahia é muito deficitário quando tem que propor jogo.

Quando enfrentou o Vasco, dependeu muito da transição rápida e por isso se deu bem. Já contra o Peixe, precisou propor desde o princípio - sorte Alvinegra. Não demorou muito para o placar ser ampliado.

Desde quando foi contratado eu já avisava. Mendoza por dentro é fatal, por fora é nulo. Aos 13 minutos, Lucas Lima deixou o camisa 20 cara a cara com o goleiro Marcos Felipe e não perdoou.

Por diversas situações que percorriam a atmosfera dessa partida, abrir 2x0 em menos de 15 minutos era o cenário perfeito para o Santos. 

Um time que sabia se portar para se defender da boa ideia e estratégia do time soteropolitano e que ao mesmo tempo, não abdicou do ataque, como vinha sendo nos últimos jogos. 

Aos 45 minutos, um acidente de percurso ocorreu. Isso porque o adversário chegou a diminuir em Vila Belmiro, mas o atacante Ademir (que preferiu o Bahia ao Peixe quando saiu do Atlético-MG) estava em posição irregular e o gol foi anulado.

Apesar do susto, o placar Santista poderia ter sido maior na etapa inicial, com bola no travessão e defesa do goleiro adversário em dois lances do garoto Deivid e uma quantidade de seis finalizações e nenhuma errada.

O segundo tempo foi muito mais de controle da bola para o Santos.

Com o Bahia subindo muito ao ataque, o Peixe tinha muito espaço e por isso conseguiu chegar ao terceiro gol. Ângelo construiu a jogada e após a bola passar por Lucas Braga, Lucas Lima e pela finalização do Deivid, o Menino da Vila aproveitou o rebote e marcou seu primeiro gol no Alçapão de Vila Belmiro.

Minutos depois Ângelo faria seu segundo gol, mas o árbitro marcou um impedimento de Lucas Braga após análise do VAR, que na minha visão, não teve interferência no lance.

Uma vitória maiúscula do Santos pela atuação coletiva e individual. O Peixe não sofreu. João Paulo fez duas defesas apenas e sem grandes dificuldades. Após um bom tempo, o time jogou bem e conseguiu o resultado.

Vencer na Vila é crucial, não me canso de repetir isso. Os Meninos com confiança, serão mais importantes ainda. Vitória num confronto do campeonato que o Santos vai enfrentar até o fim. 

O Peixe preferiu jogar no erro do adversário e soube aproveitar as chances. O time sabia que o Bahia tinha problemas na saída de bola e marcou pressão. Sabia também, que não tem cobertura e por isso a velocidade foi crucial.

Um aproveitamento de 76,9% nas finalizações não vinha sendo comum. Saber aproveitar as oportunidades, em diversos sentidos, será o ponto chave para o Santos mudar o seu rumo na temporada.

No domingo o adversário é outro, é preciso olhar para frente. O Vasco da Gama será um bom adversário para firmar uma possível grande evolução tática e de resultados também. A partida será no próximo domingo (14), às 16 horas, em São Januário. A luta continua, faltam 38 pontos para os sonhados 45.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 BAHIA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA)

Público: 7.262

Renda: R$ 335.690,00

Cartões amarelos: Deivid, Lucas Braga, Lucas Lima (Santos); Chávez, Cicinho, Acevedo, Kanu (Bahia)

GOLS: Deivid Washington , aos 3 do 1ºT, Mendoza, aos 13 do 1ºT, Ângelo, aos 5 do 2ºT (Santos)

SANTOS: João Paulo; Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Camacho (Alison), Dodi (Balieiro) e Lucas Lima (Ed Carlos); Ângelo (Daniel Ruiz), Deivd e Mendoza (Lucas Braga)
Técnico: Odair Hellmann

BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho (Cauly), Victor Hugo, David Duarte, Kanu e Chavez; Acevedo (Vinicius Mingotti) e Thaciano (Yago Felipe); Biel (Daniel), Arthur Sales (Diego Rosa) e Ademir
Técnico: Renato Paiva
O Menino da Vila marcou seu quinto gol como profissional e 
o primeiro na Vila.

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Pouco exigido. - 5,5

Inocêncio - Não pode mais sair da titularidade. Não deixou o equatoriano Chávez jogar. - 6,5

Messias - Foi pouco participativo defensivamente, pois não foi tão acionado. Jogador que faz o simples em razão das suas limitações técnicas. - 5,5

Joaquim - Depois de fazer uma péssima partida contra o Ituano, vem de dois grandes jogos e contra o Bahia não foi diferente. 18 rebatidas para ele. Dominante, apesar de errar um passe bobo na saída de bola no final do jogo, porém já estava decidida a partida. - 7,0

Lucas Pires - Foi a parte negativa do time. Teve dificuldades na saída de bola, especialmente. - 4,5

Dodi - Esse é o camisa 19 que o time precisa. Líder em desarmes, correndo o campo todo. Importantíssimo. - 6,5

Camacho - Jogou bem alinhado com Lucas Lima na saída de bola, na primeira etapa. Quando perde responsabilidade de marcação e outros jogadores criam mobilidade, seu futebol cresce. - 6,0

Lucas Lima - Fez sua melhor partida desde o retorno. Se movimentando e corretamente. Deu assistência no segundo gol. - 8,0

Ângelo - Ganhou confiança após o gol no último jogo. Teve um declínio do meio para o final do primeiro tempo, mas depois voltou a crescer no jogo e foi recompensado com o seu primeiro gol na Vila Belmiro como profissional. Não me arrependo de ter defendido a sua qualidade técnica, precisa de confiança. - 7,5

Deivid - Esse Menino merece e tem que ser lapidado. O acompanhei no sub-17 e no sub-20 e já me impressionava com o seu repertório técnico. É preciso ter paciência, mas uma coisa é fato: é mais uma joia da Vila surgindo. - 8,0

Mendoza - Depois da situação irresponsável do creme, tem feito grandes partidas. Falo desde dezembro, quando foi contratado, que rende por dentro e mais uma vez fez seu gol por ali. Me surpreende o quão tem melhorado taticamente. - 7,5

Lucas Braga - Ainda bem sumido. Não se encontrou na intensidade de uma partida. - 4,5

Alison - Entrou bem e numa característica que não é comum do capitão Santista, ajudando nas saídas de contra-ataques. - 6,5

Ed Carlos - SEM NOTA

Daniel Ruiz - SEM NOTA

Balieiro - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.