UM SONHO DISTANTE

Publicado às 08h13 desta terça-feira, 25 de outubro de 2016.
A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, quatro equipes reúnem chances matemáticas do título. As maiores são efetivamente do líder Palmeiras (67) que tem seis pontos de diferença para o segundo colocado, o Flamengo (61) e nove pontos do quarto, o Santos (58). 

Entretanto, confrontos diretos entre os primeiros colocados irão ocorrer nestas últimas rodadas, o que pode causar uma revira-volta nas primeiras colocações. O Peixe, por exemplo, enfrenta na próxima rodada, sábado (29), às 19h30, na Vila Belmiro - o primeiro lugar, o Palmeiras e no dia 27 de novembro, no Maracanã - o vice-líder, Flamengo. 

Já o rubro-negro carioca por sua vez, neste fim de semana, vai até Belo Horizonte enfrentar o terceiro colocado, o Atlético-MG. O Palmeiras, na antepenúltima rodada também vai até Minas Gerais enfrentar o Galo.

Para os matemáticos, o time de Palestra Itália tem 90% de possibilidades de ficar com a taça, contra 5% do Flamengo, 3% do Atlético-MG e apenas 2% do Santos.

Como o futebol não é uma ciência exata, cabe lembrar que em 2009, o Flamengo, que acabou campeão, tinha seis pontos a menos do que o líder Palmeiras. O time, do então técnico Muricy Ramalho, perdeu até a vaga na Libertadores daquela temporada ao ser derrotado pelo Cruzeiro, na última rodada. O time da gávea era o sexto colocado e atropelou todos na reta final do Brasileiro daquele ano (foto abaixo).

Classificação de 2009, a seis rodadas do fim


Além da luta pelo título, o alvinegro da Vila busca pelo menos ficar entre os três primeiros colocados. Além de uma premiação melhor, a ida ao G3 carimba o Peixe na fase de grupos da maior competição do continente, após quatro anos ausentes e evita que o clube passe por duas seletivas na pré-Libertadores. 

A distância do Santos para o terceiro lugar é de um ponto e do segundo colocado são apenas três. Se o Peixe vencer o Palmeiras no sábado, independente do resultado entre Atlético-MG e Flamengo, assume o terceiro lugar, isso porque mesmo que os mineiros vençam os cariocas, o alvinegro iguala o número de pontos do vice-líder, mas terá 19 vitórias contra 18 do time da gávea.

Além disso, se o Atlético-MG faturar a Copa do Brasil e estiver entre os três primeiros colocados, o quarto colocado do Brasileiro também vai direto para a fase de grupos da Libertadores.

Veja os jogos de cada um dos quatro primeiros colocados nas últimas seis rodadas.

1º - Palmeiras – 67 pontos
Santos (fora)
Inter (casa)
Atlético-MG (fora)
Botafogo (casa)
Chapecoense (casa)
Vitória (fora)

2º - Flamengo – 61 pontos
Atlético-MG (fora)
Botafogo (casa)
América-MG (fora)
Coritiba (casa)
Santos (casa)
Atlético-PR (fora)

3º - Atlético-MG – 59 pontos
Flamengo (casa)
Coritiba (fora)
Palmeiras (casa)
Santa Cruz (fora)
São Paulo (casa)
Chapecoense (fora)

4º - Santos – 58 pontos
Palmeiras (casa)
Ponte Preta (fora)
Vitória (casa)
Cruzeiro (fora)
Flamengo (fora)
América-MG (casa)


TROFÉU ACEESP 2016 - O OSCAR DA CATEGORIA

Está aberta a escolha dos melhores do ano para o Troféu ACEESP 2016. O ano passado com a colaboração de vocês, fui o vencedor nas categorias blog e repórter de rádio.

Conto com você novamente torcedor santista para estar entre os finalistas uma vez mais.

Esse ano concorro nas categorias -COLUNISTA/BLOGUEIRO e SITE e peço votos também para na categoria web votarem na RÁDIO SANTOS FC, onde estou desde junho como comentarista. Acesse o link e vote: http://www.aceesp.org.br/site/?p=3849 

Vão pedir seu CPF e e- mail para poder votar. Não esqueça de validar o voto na mensagem que receberá no seu e-mail, após escolher seus preferidos. 

Antecipadamente, agradeço uma vez mais.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.