20 ANOS DE UMA DAS MAIS BELAS PÁGINAS DA HISTÓRIA

Publicado às 19h30 desta quarta-feira, 9 de dezembro de 2015.
Eu, infelizmente, não vi Pelé atuar. Não tive o privilégio de ver o esquadrão santista dos anos 60, que entrava em campo e aniquilava os adversários. Mas já disse ao meu filho e poderei falar aos meus netos, que tive a felicidade de ver G10vanni levar o Peixe a uma decisão de Campeonato Brasileiro, com uma atuação digna do Rei do Futebol. 

Nesta quinta-feira (10), se completam duas décadas de uma vitória histórica e inesquecível do alvinegro praiano sobre o Fluminense por 5 a 2, no estádio do Pacaembu, pelo jogo de volta da semifinal do Brasileiro de 1995.  Sem medo de errar – Foi o grande jogo da minha vida. Como diz o hino do Santos - "Um passado e um presente só de glórias", portanto vamos relembrar.

O Peixe havia sido derrotado por 4 a 1 pelo mesmo adversário, no Rio de Janeiro, poucos dias antes no Maracanã. Ainda teve dois jogadores expulsos - Robert e Jamelli, que desfalcariam o time na volta. Justo dois dos mais fundamentais do time. Os jogadores do tricolor carioca comemoram após a partida na churrascaria Porcão, a classificação a decisão do campeonato. Coitados, estavam errados. Eles tinham a vantagem e o Santos tinha G10vanni.


Reverter essa desvantagem não era fácil. Mas o Santos conseguiu. O que o time alvinegro jogou naquele começo de noite foi algo impensável e inesquecível, coisa de cinema. E o que G10vanni fez com a bola também ficou marcado para sempre. Uma atuação de gala que rendeu o apelido de “Messias” tamanha sua genialidade e premonição sobre o que ia acontecer.

G10vanni beija a bola no último treino antes de encarar o Fluminense na semifinal de 1995.

O camisa 10 e melhor jogador daquele ano, disse após a derrota no Maracanã:
Nós vamos vencer e eu vou fazer dois gols”. profetizou e antecipou G10.
Fazer três gols e não levar nenhum. Como? Será preciso apoio maciço da torcida. Os jogadores terão que jogar como jamais jogaram naquele Campeonato. Só mesmo com uma apresentação digna de Pelé. E G10vanni fez a maior apresentação de um jogador de futebol que eu já vi, em 37 anos que acompanho esse esporte.

O homem que pintou os cabelos de louro acobreado resgatou a auto-estima do torcedor, pois o Santos estava divorciado com os títulos há algum tempo e limitava-se a sorrir apenas nas vitórias nos clássicos regionais. O calado, porém neste dia "endiabrado" paraense, marcou dois gols e deu três assistências na partida.

O Pacaembu estava lotado e maravilhosamente lindo todo de branco e preto. O torcedor acreditou e empurrou o time deste o início. No primeiro tempo, G10vanni marcou um de pênalti e outro na raça, batendo de bico, após chegar a frente do defensor tricolor que veio para a divida de carrinho.

O time não desceu para o vestiário no intervalo.

Após o termino dos primeiros 45 minutos, os santistas não foram para o vestiário e permaneceram em campo, pra ficar no calor do jogo. Incrível. Emocionante. De arrepiar.

Começa a etapa complementar e mais um gol, desta vez de Macedo. A missão estava cumprida. Eram os cariocas que acharam que a classificação estava garantida com a vantagem construída no Maracanã que teriam de correr atrás. Porém, o Fluminense diminui um minuto depois.

Mas o Santos tinha G10vanni e ele rouba a bola do zagueiro Alê , conta com a sorte após dividir com o goleiro Wellerson e a bola chega em Camanducaia - 4 a 1. Em seguida, nova jogada do dono do Campeonato. De calcanhar, rola para Marcelo Passos marcar o quinto gol. Era a apoteose e o delírio da Nação Santista. Parecia carnaval nas arquibancadas. Uns sorriam, outros se abraçavam, alguns pulavam e eu, que ainda não era cronista esportivo, chorava copiosamente de alegria na arquibancada verde do próprio da municipalidade paulistana.

 G10vanni pede o apoio do torcedor no Pacaembu "embebecido" de alegria.
O Flu ainda diminui, mas não havia mais tempo para nada. Apita o juiz - 5 a 2. Inacreditável. Eu em estado catatônico não acreditava no que tinha visto. Já amava o futebol de G10, mas ali ela ganhava cadeira cativa no meu coração, como o meu maior ídolo no futebol. O que era impossível, aconteceu.

Apesar do título ter sido "garfado" sete dias depois, em razão dos erros do árbitro (recuso-me a escrever o nome desse cidadão novamente), na decisão contra o Botafogo-RJ, considero esta partida contra o Fluminense, a mais improvável e mais fantástica atuação de um jogador que presenciei no estádio. Sim, eu estava lá e vi tudo "in loco".

Uma pena aquele elenco não ter dado a volta olímpica, como os verdadeiros campeões brasileiros. 

FICHA DE TÉCNICA
SANTOS 5X2 FLUMINENSE
Data: 10/12/2195
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Juiz: Sidrack Marinho
Público: 28.090 pessoas (o tobogã estava interditado neste jogo, por isso o público reduzido)
(Gols: Giovanni-SAN, aos 25 e aos 29´ do 1º T; Macedo-SAN, aos 5´, Rogerinho-FLU, aos 6´, Camanducaia-SAN, aos 16´, Marcelo Passos-SAN, aos 38´ e Rogerinho-FLU, aos 39´do 2º T).
SANTOS: Edinho; Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Gallo, Carlinhos, Giovanni e Marcelo Passos (Pintado, depois Marcos Paulo); Camanducaia (Batista) e Macedo. Técnico Cabralzinho.
FLUMINENSE: Wellerson; Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo). Técnico: Joel Santana.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.