O IMPORTANTE É REVELAR

Publicado às 08h30 desta sexta-feira, 1 de setembro de 2017.
Galera, estou de volta. Fiquei quatro dias no Rio de Janeiro, acompanhando a participação do sub-15 do Santos, na Copa da Amizade (Brasil- Japão), organizada pelo ex-jogador Zico, com partidas no Centro de Futebol que leva seu nome, no bairro do Recreio. 

Nesta quinta-feira (31), em partida válida pelas quartas de finais, após igualdade no tempo normal e prorrogação em 2 a 2 e dezesseis cobranças de pênaltis para cada lado, o Fluminense venceu o Santos por 10 a 9 e o alvinegro, o atual campeão da competição, deixou o torneio. Mesmo realizando seu melhor jogo no campeonato, e demonstrando um bom futebol, os meninos de Gustavo Roma não avançaram as semifinais e novamente voltam a focar o Paulista, onde neste sábado (2), enfrentam o América de São José de Rio Preto, no CT Rei Pelé, às 9 da manhã.

Nestes dias no Rio de Janeiro, pude acompanhar "in loco", os melhores times do país nessa competição que é considerada por muitos, o segundo melhor da categoria, atrás apenas atrás da Copa Nike. 

Mesmo com a eliminação precoce, o clube de Vila Belmiro tem um dos times mais fortes do país, com jogadores em evolução e que podem ser ótimos profissionais. 

Não é a toa que sete deles (e poderiam ser oito, já que o zagueiro Derick estava cotado para ser convocado, mas se lesionou no fim do ano passado e retornou há pouco mais de um mês) foram convocados este ano para a Seleção Brasileira sub-15: O goleiro Vitor, o lateral Cadu, os meias Sandry, Ivonei e Giovani, além dos atacantes David e Kaio Jorge que podem e muitos deles disputarão o Sul-Americano no fim deste ano.

O Peixe venceu dois jogos (Kashima Antlers 3x1 e CFZ 6x0), empatou com o Fluminense (2x2) e perdeu para o Grêmio (1x0). Nesta sexta-feira (1), acontecem as semifinais. Se enfrentam Flamengo x Fluminense e Vasco x Grêmio.  

O mais importante na base é revelar, e isso, o Peixe faz com muita qualidade, sendo considerado o clube que mais projeta e desponta talentos no país. 

Se puder vencer esses campeonatos, ótimo, pois os jovens já crescem com espírito de vencedor, porém, mais do que vencer competições, o fundamental é trabalhar os jovens para que eles cheguem ao profissional em ótimas condições. Nunca é demais lembrar que Robinho e Neymar não ganharam nenhum torneio importante nas categorias de base, para brilharem no profissional anos depois.

Aproveito o ensejo para pedir perdão aos meus leitores em razão de quatro dias sem atualizar esse espaço. O apartamento que aluguei na cidade maravilhosa, não tinha wi-fi e eu não também não era proprietário de um modem para atualizar o Blog. Além disso, me ausentei da TV (Programa Mais 90 do Esporte Interativo), em razão da minha estadia em território na antiga capital do país. Nesta sexta-feira (2), participo normalmente do programa do Esporte Interativo, à partir das 15h30.


Caju emprestado ao Lille por uma temporada.
PROFISSIONAL E CAJU FICA NA FRANÇA

Após o quarto empate seguido no Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro, no último domingo (27), em 1 a 1, os jogadores santistas se reapresentaram ao técnico Levir Culpi nesta quinta-feira (31), depois de três dias de folga. Com a pausa no Campeonato Brasileiro, em razão das eliminatórias para a Copa da Rússia, o Peixe só volta a jogar no clássico diante do SCCP, dia 10 de setembro, na Vila Belmiro. David Braz, suspenso é desfalque certo.

A notícia do dia de ontem mais importante foi o empréstimo do lateral Caju, ao Lille (FRA) por uma temporada. O ala que havia sido reprovado nos primeiros exames médicos realizados há cerca de um mês, teve o aval do técnico argentino Marcelo Bielsa e sendo assim 500 mil euros (R$1,8 milhão) vão entrar nos cofres do clube. No contrato existe uma cláusula automática que se Caju atuar por 14 vezes com a camisa do clube europeu, os franceses terão que depositar 4 milhões de euros ao Santos, e assim adquirir os direitos econômicos do jogador de 22 anos, em definitivo.
ATUALIZAÇÃO: Fechou a janela européia e Caju não foi inscrito pelo Lille (FRA). O Santos e o clube francês costuram um acordo para a ida do jogador em definitivo ao clube europeu e o mesmo se apresentaria em janeiro. A Santos ficaria com 2,5 milhões de euros. 


BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.