SÓ RESTA A COPA DO BRASIL

Postado às 18h40 deste domingo, 31 de agosto de 2014.
Sem vencer como visitante no Campeonato Brasileiro desde maio, o Santos perdeu mais uma (quinta derrota consecutiva fora da Vila Belmiro). Desta vez para o Botafogo, no Maracanã, por 1 a 0.  O time de Oswaldo de Oliveira perdeu todos os jogos que não atuou como mandante após o retorno da Copa do Mundo, nessa competição (a vitória contra o Grêmio foi pela Copa do Brasil).

Os primeiros 45 minutos no duelo de alvinegros não foi lá aquelas coisas. O Peixe perdeu um gol com Robinho e começou melhor, porém, os cariocas terminaram a primeira etapa no campo ofensivo.

Na etapa complementar, o Santos com o "breque de mão puxado" (sou consciente do desgaste de jogar quinta-feira, viajar e estar em campo no domingo, mas não aceito a velocidade do time a 10 km por hora), o Botafogo chegou a vitória após a cobrança de escanteio e no rebote Daniel, livre de marcação, marcar o único gol da partida. 

Apesar de todo um segundo turno pela frente, o Peixe fica cada vez mais distante do G-4 (apenas seis pontos da zona de rebaixamento) e demonstra que não tem consistência, principalmente nos jogos fora da Vila Belmiro. As alegrias ao torcedor alvinegro, em minha opinião, estão limitadas (se possíveis) a Copa do Brasil, onde o clube tem chances (mesmo em um hipotético e possível encontro com o Cruzeiro, em uma das semifinais). 

Desde 2007, o Santos não faz boa campanha no campeonato nacional. Nem o esquadrão de 2010, campeão paulista e da Copa do Brasil, que venceu a Libertadores no ano seguinte, conseguiu.

E não adianta vir com um discurso: "jogamos bem". Contra o Fluminense, Internacional, SCCP, Cruzeiro, São Paulo ao final de 90 minutos, o Peixe perdeu em todos os jogos citados.

Mesmo sem o primeiro turno ainda não ter acabado , o Brasileirão, particularmente, para este que vos escreve, acabou. Eu joguei a toalha. Em 18 rodadas, apenas 23 pontos, tem alguma coisa errada, não é possível.
"Temos de acordar o mais rápido possível no Brasileiro" afirmou Lucas Lima na saída do gramado.
Com o adiamento do jogo contra o Grêmio (os gaúchos serão julgados e correm o risco de serem eliminados da competição, em razão dos incidentes racistas contra o goleiro Aranha, na última quinta-feira) pela Copa do Brasil, o Peixe só volta a campo no sábado (6) que vem  contra o Vitória (BA), no encerramento do turno do Brasileirão/2014.

Alison na Seleção Brasileira sub-21, Mena na Seleção chilena e Robinho na Seleção principal são ausências certas. Gabriel que cumpriu suspensão neste domingo, deve retornar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 SANTOS
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Público/Renda: R$ 231.585,00 / 12.221 pagantes
Cartões amarelos: Edilson e Emerson (Botafogo) / Edu Dracena e Cicinho (Santos)
GOL: Daniel 1-0 (17'/2ºT)
BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Daniel (Wallyson, 30'/2ºT) e Ramírez (Felipe Souto, 43'/2ºT); Emerson Sheik e Bruno Correa (Rogério, 29'/1ºT). Técnico: Vagner Mancini.
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena (Zé Carlos, 30'/2ºT); Alison (souza,27'/2ºT), Arouca e Lucas Lima; Rildo, Thiago Ribeiro (Leandro Damião, 20'/2ºT) e Robinho. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS
Aranha: Sem culpa no gol, fez uma bela defesa no início de partida - 6,5
Cicinho: Deu espaços novamente no primeiro tempo. Melhorou pouca coisa na etapa complementar - 4,5
Edu Dracena: O arroz com feijão. Não comprometeu - 6,0
David Braz: A exemplo de seu companheiro de zaga, fez o "trivial" - 6,0
Mena:  Bem na marcação apenas - 6,0
(Zé Carlos): Entrou ligado na partida e até fez cruzamentos interessantes -  6,0
Alison: Limitou-se a proteger a defesa - 5,5
(Souza): Não acrescentou absolutamente nada - 4,5
Arouca: Com Lucas Lima, Rildo e Thiago Ribeiro abaixo, restava a ele levar a bola ao ataque. No primeiro tempo conseguiu, no segundo, não - 5,5
Lucas Lima: Errou muitos passes. Bem abaixo da boa apresentação contra o Grêmio -  4,5
Rildo: Lembra o Tupãzinho que jogava no SCCP nos anos 90. Só funciona se entrar durante o jogo. Se sai de titular, pouco produz - 4,0
Thiago Ribeiro: Há muito tempo caiu de produção. Parece ter perdido a confiança - 4,0
(Leandro Damião): Entrou e quase empatou o jogo. Quando a fase não é das melhores, até bolas difíceis o goleiro adversário pega - 5,5
Robinho: Tem crédito, mas de todas as partidas do "pedalada" após o seu retorno, sem dúvida, essa foi a mais fraca - 5,5
Técnico: Oswaldo de Oliveira: Não abre mão do único esquema tático apresentado no campeonato (4-3-3). Só substitui quando o time está perdendo e sempre as mesmas trocas - 4,0


Robinho convocado

Para o lugar de Hulk cortado por lesão, Dunga convocou a Robinho para os amistosos da Seleção Brasileira nos dias 5 e 9 de setembro, contra a Colômbia e Equador nos Estados Unidos. O atleta desfalca o Peixe contra o Vitória (sábado, dia 6 no Pacaembu) e também em Pernambuco (contra o Sport, dia 10).

Além do camisa 7, o técnico Oswaldo de Oliveira não contará com Alison na seleção brasileira sub-21 e Mena na seleção chilena para os dois próximos confrontos no campeonato nacional.


Datas definidas (rodadas 21 a 24)

E a CBF definiu datas e horários das rodadas 21 a 24 do Brasileirão 2014:

Rodada 21 - Dia 13/09 (Sábado) - 21h00 – Santos x Coritiba – Vila Belmiro - PPV 
Rodada 22 - Dia 18/09 (Quinta) - 20h30 - Grêmio x Santos – Arena Porto Alegre – Sportv
Rodada 23 - Dia 21/09 (Domingo) - 18h30 - Santos x Figueirense – Vila Belmiro - PPV 
Rodada 24 - Dia 24/09 (Quarta) - 19h30 – Atlético/MG x Santos – Independência - Sportv

                                                 

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.