FUTEBOL DIFÍCIL DE SE VER

Publicado às 02:59 desta quarta-feira, 07 de junho de 2023

(*) Pedro La Rocca

Desastroso. Pífio. Tenebroso. São essas as poucas palavras que resumem o futebol apresentado pelo Santos Futebol Clube na partida da última terça-feira (07). O Peixe perdeu para o Newell's Old Boys-ARG, na Vila Belmiro, e se complicou na disputa pela segunda vaga para a próxima fase da Copa Sul-Americana. O placar de 2x1 fez o time de Vila Belmiro permanecer com quatro pontos no grupo E. Marcos Leonardo marcou o gol Santista. Sforza e Portillo marcaram os gols da equipe Argentina.

O técnico Odair Hellmann teve o retorno do Marcos Leonardo diretamente ao time titular, vindo do mundial sub-20. Além dele, Lucas Pires entrou na vaga do não inscrito Gabriel Inocêncio e Luiz Felipe, que não tinha atuado sequer um minuto sob o comando do Hellmann, pegou o lugar do suspenso Joaquim.

A partida foi um show de horrores. Os dois times levando de 10x0 da bola. Os pouco mais de 6.000 torcedores que estiveram em Vila Belmiro são verdadeiros guerreiros. 

O argentino Gabriel Heinze foi extremamente superior taticamente em relação ao Odair Hellmann, porque ele percebeu que o Santos marcava num 4-4-2 e recuou o seu volante para uma linha de três, liberando os outros dois meias. Ou Dodi, ou Alison iam pressionar na frente e deixavam buracos, fazendo com que até o Luiz Felipe fosse acompanhar o atacante adversário no meio-campo.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, Sforza abriu o placar para o time visitante, que já tinha chego três vezes com perigo ao gol de João Paulo, que foi um dos poucos que se salvaram nessa pífia partida.

No início da etapa final, as luzes da Vila se apagaram e fez com que o jogo ficasse paralisado por cerca de 10 minutos.

O Santos empatou aos 35 da segunda etapa. Marcos Leonardo sofreu o pênalti e bateu. O goleiro Hoyos não tinha trabalhado durante todo jogo.

Com o time já todo desorganizado, com DOIS defensores e OITO jogadores do meio para frente, o Santos levou o gol da derrota aos 53 minutos. 

Mais um fracasso de um time fadado a tal situação. O Newell's jamais tinha marcado gols em território brasileiro e, consequentemente, jamais tinha vencido. Além disso, o Peixe teve a sua primeira derrota na Vila na atual temporada.

Jornada completamente infeliz do técnico Santista, que terminou a partida com um time 'do desespero', sem ideia tática alguma.

Ofensivamente, o olho sangra de ver o futebol apresentado por esse time. Ou contrata de quatro a cinco reforços titulares no meio do ano, ou o torcedor Alvinegro vai sofrer demais com o restante da temporada.

O futebol apresentado foi tão horrível, que na minha visão, superou negativamente o jogo contra o Ituano, de um time que quis provar que não sabe competir e não tem alma, brio em campo.

O Peixe volta a campo no próximo sábado (10), quando enfrenta o Coritba, no Couto Pereira. A partida será válida pela 10ª rodada do Brasileirão e acontece às 16 horas. O adversário Santista não vence desde 23\02.

Pela Sul-Americana, o Santos encerra a primeira fase contra o Blooming-BOL, na Vila Belmiro, no dia 29\06, às 19 horas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 NEWELL'S OLD BOYS-ARG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Dodi (Santos); Sforza, Mosquera (Newell's)

GOLS: Marcos Leonardo, aos 34 do 2ºT (Santos); Sforza, aos 46 do 1ºT, Portillo, aos 51 do 2ºT (Newell's)

SANTOS:  João Paulo, Nathan (Ângelo), Luiz Felipe (Maicon), Messias e Lucas Pires (Lucas Barbosa); Alison (Ivonei), Dodi e Lucas Lima; Mendoza (Patati), Marcos Leonardo e Soteldo.
Técnico: Odair Hellmann

NEWELL'S OLD BOYS: Lucas Hoyos; Jherson Mosquera, Ortiz, Willer Ditta e Pitton (Martino); Juan Sforza, Iván Gómez e Cristian Ferreira (Portillo); Aguirre (Velázquez), Jorge Recalde (Reasco) e Ramiro Sordo (Tica).
Técnico: Gabriel Heinze
O Menino da Vila voltou da Seleção sub-20 marcando gol


NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Fez o que pôde. - 6,0

Nathan - Voltou a mania de só pisar na bola. Levou um baile na marcação. - 2,0

Messias - Sofreu sem o Joaquim. Lento para as coberturas. - 3,0

Luiz Felipe - Sem ritmo de jogo. Fez sua estreia na temporada. - 4,0

Lucas Pires - Muito erro de passe. - 3,0

Alison - Mais uma vez sofreu pela estratégia defensiva do Santos. - 4,5

Dodi - Cresceu seu futebol quando se juntou à linha do Lucas Lima, mas sofreu na marcação. - 5,0

Lucas Lima - Um dos poucos que se mostrava incomodado com a situação. Se não ia na técnica, ao menos demonstrou vontade. - 5,5

Mendoza - Tem que jogar perto da área. Não tem qualidade técnica para buscar bola no pé do lateral. - 3,0

Marcos Leonardo - Marcou o gol em seu retorno. Parece mais confiante após ser o artilheiro da Seleção no mundial sub-20. - 6,5

Soteldo - Se for esse o Soteldo até o final da temporada, não merece ser comprado. - 3,0

Patati - Tentou algumas jogadas individuais, mas o coletivo não ajuda. - 5,5

Ivonei - Entrou muito recuado. Funciona melhor como quarto homem, mas naquele momento não existia mais tática. - 5,0

Maicon - SEM NOTA.

Ângelo - SEM NOTA.

Lucas Barbosa - SEM NOTA.

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.