FIM DA ERA HELLMANN; NOME EM PAUTA; PUNIÇÃO SEVERA

Publicado às 15:04 desta quinta-feira, 22 de junho de 2023


(*) Pedro La Rocca

A derrota para o Corinthians foi o suficiente para que a diretoria do Santos demitisse Odair Hellmann e sua comissão técnica, que conta com um preparador físico e dois auxiliares. Sem vencer há nove jogos, ou desde 14\05, na vitória sobre o Vasco, fora de casa, a cúpula Santista entendeu que após uma pré-temporada, uma intertemporada, uma data FIFA e regressão nos resultados, não faria mais sentido manter o comandante e lhe dar uma nova chance.

Em apuração exclusiva do Blog, informada corriqueiramente nas últimas semanas, todo o pacote da comissão técnica de Odair Hellmann custava R$600 mil\mês. Com uma multa contratual de todos os salários serem pagos até o final do vínculo, o Peixe poderia pagar cerca de R$4,8 milhões ao treinador e seus companheiros, ele assinou sua rescisão em comum acordo com o Santos, porém o Peixe terá que pagar um valor reduzido ao Hellmann.

Anunciado no dia 16\11\2022, Odair teve sete meses de trabalho no Santos, com cinco de fato atuando. Foram 34 jogos, 11 vitórias, 12 empates, 11 derrotas, 34 gols marcados e 33 gols sofridos, para um aproveitamento de 44,11%.

Hellmann foi o segundo treinador da atual gestão que teve pré-temporada livre para trabalhar a equipe e, além disso, foi o comandante com mais reforços (12), entre eles: Messias, Mendoza, Dodi, João Lucas, Vladimir, Ruiz, Alison, Joaquim, Lucas Lima, Mezenga, Inocêncio e Luan Dias.

O novo comandante terá 28 jogos pela frente, sendo 27 pelo Brasileiro e um pela Sul-Americana, que não vale nada para o Peixe, que já está fora da competição continental.

DE VOLTA?

O Santos já procura um substituto para o cargo de treinador e trata-se de um velho conhecido da torcida Alvinegra. Fábio Carille, atual comandante do V-Varen Nagasaki, é o preferido nos bastidores para reassumir o Peixe. O técnico de 49 anos teve uma passagem na Baixada Santista entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

A atual gestão já deixou claro em diversos momentos, que se arrependeu de demitir o treinador naquela oportunidade. A decisão de saída do treinador veio do então executivo, Edu Dracena.

A primeira passagem de Carille conta com o maior aproveitamento entre os sete técnicos efetivos da atual gestão, com 45,6%. Ele foi um dos responsáveis pelo Santos ter se livrado do risco de rebaixamento e ainda ter chance de Libertadores até a última rodada em 2021.

PUNIÇÃO SEVERA

Como já era previsto, o Santos tomaria uma punição severa em razão dos artefatos arremessados em direção ao gramado da Vila Belmiro na derrota para o Corinthians na última quarta-feira (21). Com julgamento ainda a ser marcado, o Peixe foi punido preventivamente pelo STJD com 30 dias de Vila Belmiro sem torcida, seja para jogos do masculino, ou feminino, que está nas quartas de final do Brasileirão.

Além disso, nos jogos fora de casa o Peixe também não terá o apoio dos seus torcedores.

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Rádio Zero9.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.