REGREDIU E FEZ A PIOR PARTIDA NO BRASILEIRÃO

Publicado às 21:26 deste domingo, 28 de maio de 2023

(*) Pedro La Rocca

Pela primeira vez desde que o Bragantino. foi comprado pela empresa de energético, o Santos foi derrotado por eles. O Peixe vinha de uma sequência de seis empates e duas vitórias contra este adversário, mas voltou a sofrer um revés na noite deste domingo. 

O placar final foi 2x0 e, após o final da rodada, o Alvinegro de Vila Belmiro voltou a ficar na parte inferior da tabela, com 11 pontos conquistados, na 12ª rodada. Vitinho e Juninho Capixaba marcaram os gols dos mandantes.

Após 29 dias, Soteldo voltou à titularidade no ataque Santista. Além dele, Lucas Lima e Dodi, poupados no último jogo, também retornaram. Outra novidade, foi Gabriel Inocêncio na lateral-direita, que não pode atuar na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Jogando fora de casa, o Santos sempre terá uma proposta de esperar um erro do adversário para encontrar um ataque em velocidade. A equipe do Bragantino exerce uma estratégia, que anulou as possibilidades de contra-ataque da equipe do Peixe.

Conforme antecipado em live pré-jogo, realizada na tarde do último sábado (27), o time do Bragantino costuma ter seus meias trocando de posição com os pontas, o que gerou muitas dificuldades ao time Santista, que marcava apenas com o lateral do lado que era atacado e tinha a cobertura do zagueiro, que quando era o Messias, tinha dificuldades, porque ele sofre no mano a mano.

A grande e única oportunidade Santista no jogo foi aos 11 minutos, quando o time de Odair Hellmann aproveitou a principal carência do time adversário e contra-atacou num três contra dois. Lucas Lima saiu cara a cara com o sofrível goleiro Cleiton e, ao invés de finalizar preferiu o passe. A partir daí, foi uma partida completamente dominada pelo time mandante.

Aos 30 minutos, a partir da jogada que citei anteriormente, o ex-jogador do Peixe, Sasha, veio se juntar aos seus companheiros no lado do campo e encontrou Vitinho livre do outro lado da área. O camisa 28 não sofreu pressão de Inocêncio e finalizou no canto do goleiro João Paulo.

Aos 29 minutos do segundo tempo, o time do interior paulista decretou a sua vitória e o quarto jogo seguido do Santos sem um triunfo. O zagueiro Luan Patrick, dominou a bola na ponta-esquerda, João Lucas virou as costas, mesmo sem o adversário dar um drible desconcertante e o mesmo cruzou para desvio de Juninho Capixaba.

Os mesmos problemas que alertávamos no Paulistão e que melhoraram nos últimos jogos, voltaram a acontecer. Um time que tem extrema dificuldade de ser insinuante sobre seus adversários e que tem sua estratégia facilmente anulada.

Mesmo com 37% de posse de bola, o Santos desarmou 11 vezes apenas. Muito pouco para um time que precisava do gol de empate durante 60 minutos de jogo.

Já virou repetitivo falar que o 4-3-3 sem jogadores que auxiliem os laterais (pelo menos um), não dá certo. Contra o Vasco, por exemplo, tinha Lucas Braga - Ângelo e Soteldo não marcam nem consulta médica. Era só o Bragantino colocar três\quatro jogadores no lado do campo, que o time do Peixe ficava perdidinho.

Ofensivamente deu dó do Deivid - como dava do Marcos Leonardo no Paulistão. Quando Lucas Lima pega a bola, os jogadores de lado do campo do time Santista, ficam esperando bola no pé. A equipe de Odair Hellmann, especialmente nos últimos três jogos, tem muita dificuldade de sair em transição, porque sempre tem pelo menos dois jogadores que atrasam o ritmo dos demais.

Quarta-feira (31), tem jogo decisivo. O Santos vai à Salvador, enfrentar o Bahia, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil - jogo de volta (ida: 0x0). O duelo acontece às 19 horas.

Pelo Brasileirão, o Peixe volta a campo no próximo sábado (03), quando recebe o Internacional, na Vila Belmiro, às 21 horas.

FICHA TÉCNICA
RB BRAGANTINO 2 X 0 SANTOS

Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Cartões amarelos: Helinho e Matheus Fernandes (Bragantino); Deivid Washington (Santos).

GOLS: Vitinho (Bragantino), aos 30' do 1T; Juninho Capixaba (Bragantino), aos 29' do 2T.

BRAGANTINO: Cleiton; Andres Hurtado, Léo Realpe, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Jadsom), Lucas Evangelista e Eric Ramires (Gustavinho); Helinho (Henry Mosquera), Vitinho (Sorriso) (Thiago Borbas) e Eduardo Sasha.
Técnico: Pedro Caixinha

SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e Lucas Pires (João Lucas); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima; Ângelo (Weslley Patati), Soteldo (Daniel Ruiz) e Deivid Washington (Bruno Mezenga).
Técnico: Odair Hellmann
Sobrecarregado, o camisa 23 ficou sumido em campo

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - O primeiro gol era defensável. Fez três milagres que evitaram uma derrota maior. - 6,0

Gabriel Inocêncio - Demorou a encostar no Vitinho, que marcou o primeiro gol. - 5,0

Joaquim - Fez boas coberturas. Um zagueiro seguro. - 6,5

Messias - Muita dificuldade tecnicamente. Seu arroz com feijão, não estava muito bem temperado nessa partida. Sofreu com a velocidade do adversário. - 4,5

Lucas Pires - Sofreu sem ajuda na marcação. Ficou preso para atacar. - 5,0

Fernández - Com a grande movimentação dos meias do adversário para o lado do campo, ficou perdido na marcação. - 3,5

Dodi - Sumido. Também encontrou dificuldades com a estratégia do adversário. - 5,0

Lucas Lima - Aos 11 minutos, perdeu uma chance clara, era para ter finalizado. Na armação, joga sozinho, tendo em vista o quão apáticos ficam o resto do time para ir atacar. - 4,5

Ângelo - Fez apenas uma jogada no primeiro tempo. - 5,0

Deivid - Igual no último jogo - órfão de pai e mãe. - 6,0

Soteldo - Não voltou bem. Seu futebol só aparece se tiver um time que jogue com a bola - não é o caso. - 3,5

Camacho - Melhorou a qualidade na saída de bola, mas não tem velocidade para puxar contra-ataque. - 5,0

João Lucas - Não entendi porque virou de costas para um zagueiro na ponta-esquerda. - 4,0

Daniel Ruiz - Pouco "ofende" o adversário com a bola. - 5,0

Mezenga - Brigador. - 5,0

Weslley Patati - SEM NOTA.

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.