CAIU NA PILHA

Publicado à 00:12 desta quinta-feira, 25 de maio de 2023

(*) Pedro La Rocca

O Santos foi ao Chile enfrentar o Audax Italiano, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana e volta para a Baixada Santista com o sentimento de que poderia ter saído do estádio El Teniente com um resultado muito mais positivo. O Peixe tinha o resultado na mão, mas tomou a virada. Com o 2x1 negativo, o Alvinegro de Vila Belmiro se complica, fica na terceira colocação do grupo E e vê o Audax se distanciar por três pontos de diferença na segunda colocação. Camacho marcou para o time de Vila Belmiro e Sosa (duas vezes) para os chilenos.

Com foco no Campeonato Brasileiro, Odair Hellmann entrou em campo com um time misto na partida desta quarta-feira (24). Os poupados Dodi e Lucas Lima, deram lugar ao Alison e ao Camacho, respectivamente. Dodi jogou 25 dos 28 jogos do Peixe na temporada. Lucas Lima tinha atuado em todos as 19 partidas desde o seu retorno.

Na lateral-direita, o bom Gabriel Inocêncio não está inscrito na competição continental (assim como Luan Dias e Mezenga) e deu lugar ao João Lucas, que não iniciava uma partida desde o jogo contra o Iguatu, em 09\03.

Já no ataque, Lucas Braga não viajou por conta de uma concussão e deu lugar ao colombiano Daniel Ruiz.

Por jogar com três volantes no momento inicial, porém sem tanta qualidade técnica, o time buscava a armação pelos lados com Ruiz e Ângelo. Assim saíram as duas primeiras grandes chances do jogo.

O Santos teve a sua primeira chance logo aos 50 segundos de partida, quando Daniel Ruiz finalizou dentro da área, aparecendo como elemento surpresa por dentro. A deficiência na marcação dos volantes do time chileno, foi antecipada pelo Blog, em live pré-jogo, realizada na última terça-feira (23).

Se Ruiz perdoou na primeira, com Camacho, aos 19 minutos foi diferente. O volante estava mais solto na partida, porque sabia que atrás dele tinham dois cães de guarda e dessa forma não teria responsabilidade na marcação.

O camisa 29 apareceu pisando na área, recebeu um bom passe de Ruiz e chutou na bochecha do gol de Ahumada. Quando não precisa marcar, o Camacho é um jogador completamente diferente. 

Era um jogo completamente controlado pelo Santos e era questão de tempo para ampliar o placar, tendo em vista o fraquíssimo sistema defensivo da equipe que está na 10ª colocação do nacional chileno. Com Alison e Deivid, o Peixe teve duas oportunidades de ampliar o placar.

Porém, por volta dos 43 minutos a maré começou a virar totalmente contra o time de Vila Belmiro.

O zagueiro Joaquim recebeu um pisão dentro da área do atacante Sosa e o argentino recebeu amarelo, mas a pilha dos mandantes foi tão forte, que o defensor Alvinegro também recebeu um cartão naquela oportunidade.

Dois minutos depois, o mesmo Joaquim acerta o braço na nuca do mesmo Sosa e o zagueiro Santista, que atuou em seu quarto jogo internacional na carreira, teve como consequência da sua infantilidade, a expulsão. O segundo cartão foi justo, o primeiro não.

Pior do que o vermelho, é que a partir dessa falta cobrada, o time mandante empatou o placar e tinha domínio psicológico completo. Ele mesmo, Sosa, foi quem marcou.

Sem conseguir se reconstruir com um a menos em campo, o Santos levou a virada aos 10 minutos do segundo tempo. Sosa, de novo, marcou de cabeça. O time de Odair Hellmann estava claramente abalado com tudo o que aconteceu nos sete minutos finais da primeira etapa.

O time não tinha forças técnicas e táticas para buscar uma virada. 

Apesar dos desfalques, com três volantes e um jogador com características de armação (Ruiz), eu esperava um time com mais variações táticas com 11 no gramado. O 4-3-3 em fase ofensiva é o mesmo em todos os jogos. Da mesma forma que o Odair foi questionado pelo Blog na coletiva do clássico, será que não é possível um time com variações dentro do próprio jogo, incluindo o 4-4-2?

"O tempo é o senhor da razão". Pois bem, há quanto tempo eu falo que o time não tem alma de campeão, alma de experiência. Como construir isso? Com jogadores com bagagem. Com exceção do Alison e do Maicon, qual jogador de todo elenco tem essa característica? Fez falta.

Joaquim, 24 anos, inexperiente, repito, quarto jogo internacional na carreira. Sosa, 34 anos, rodado, experiente. Espero que o zagueiro Santista aprenda com o próprio erro.

O Peixe volta a campo no próximo domingo (28), às 18:30, quando enfrenta o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. 

Pela "Sula", o Santos só joga na Vila. No dia 06\06, enfrenta o Newell's Old Boys-ARG e no dia 29\06, enfrenta o Blooming-BOL.

FICHA TÉCNICA
AUDAX ITALIANO 2 X 1 SANTOS

Local: Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Cartões amarelos: Nicolas Fernández, Sosa (Audax Italiano); Joaquim, João Paulo (Santos)
Cartão vermelho: Joaquim (Santos)

GOLS: Sosa, aos 50 do 1ºT, e aos 8 do 2ºT (Audax) Camacho, aos 19 do 1ºT (Santos)

AUDAX: Tomás Ahumada; Cereceda (Matus), Sebastian Pereira, Labrín e Oliver Rojas; Marcelo Díaz (Bosso), Juárez; Gonzalo Ríos (Nicolas Fernández) e Hachen (Sepúlveda); Riveros (Fuentes) e Sosa.
Técnico: Luca Marcogiuseppe

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho (Ivonei) e Alison (Maicon); Ângelo Weslley Patati), Deivid Washington (Lucas Barbosa) e Daniel Ruiz (Soteldo)
Técnico: Odair Hellmann
Camacho marcou seu segundo gol com a camisa do Peixe

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Fez três boas defesas no primeiro tempo. Não teve culpa nos gols. - 6,0

João Lucas - Apoiou nos primeiros 10 minutos, depois sumiu. Mal na marcação. - 4,5

Joaquim - Foi extremamente juvenil no lance da expulsão. Caiu na pilha dos chilenos muito facilmente. - 3,0

Messias - Sofreu sem a velocidade do Joaquim. Rebatedor. - 5,5

Lucas Pires - Não repetiu as boas atuações que vinha tendo nos últimos jogos. Deu espaço no cruzamento do segundo gol. - 4,5

Alison - O capitão Santista parece outro desde a sua saída - mais lúcido - e quase marcou um gol. Bem na marcação. - 6,5

Fernández - Não guarda posição e isso prejudicou o time quando estava com um a menos. - 5,0

Camacho - Com mais liberdade, seu futebol cresce. Apesar da baixa intensidade, na única oportunidade que teve, foi fatal. - 6,5

Daniel Ruiz - Teve mais intensidade. Deu a assistência para o primeiro gol. - 6,0

Deivid - Teve duas oportunidades apenas, não marcou. Estava órfão de pai e mãe, principalmente após a expulsão. - 6,0

Ângelo - Teve pequenos lampejos. Outro que ficou sozinho para jogar. - 5,5

Maicon - Falhou no segundo gol. Falta de ritmo, pouco tempo de bola. - 5,0

Soteldo - Jogou 30 minutos e deu trabalho para a marcação adversária. Tecnicamente o melhor jogador do time. - 6,0

Ivonei - SEM NOTA.

Lucas Barbosa - SEM NOTA.

Weslley Patati - Foi colocado na fogueira. - SEM NOTA.
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.