A 'SULA' NÃO TOLERA DESAFORO

Publicado à 00:34 desta quarta-feira, 03 de maio de 2023

(*) Pedro La Rocca

Pressionado por uma vitória, em razão do resultado péssimo na última rodada da Copa Sul-Americana, o Santos foi à Rosário na Argentina para enfrentar o Newell's Old Boys e saiu derrotado por 1x0. Ivan Goméz foi quem marcou o gol dos mandantes na partida desta terça-feira (02). O Santos fica, agora, em segundo do grupo E, mas caso o Audax Italiano-CHI vença o Blooming-BOL por dois ou mais gols de diferença, o Peixe se torna o terceiro na classificação.

De última hora, o atacante Marcos Leonardo ficou de fora por um quadro febril e de dores corporais e por isso, Deivid fez sua primeira partida como titular no profissional do Santos. Além disso, Daniel Ruiz foi o escolhido para substituir o lesionado Soteldo, que só deve voltar em pelo menos quatro semanas.

O colombiano foi escalado pelo lado direito do ataque, enquanto Mendoza saiu dali, onde mais tem jogado e atuou pela esquerda. Em diversas vezes, porém, esteve no corredor central do campo, onde conseguiu suas grandes oportunidades.

A proposta Santista era clara, aproveitar um erro do adversário e sair em velocidade. A posse de bola do primeiro tempo terminou em 62% para os mandantes e apenas 38% para o Peixe.

A ideia era boa e os primeiros 45 minutos davam esperança de que mais tarde, o resultado se tornasse positivo ao Peixe. O goleiro João Paulo, por exemplo, só veio a trabalhar pela primeira vez aos 27 minutos da etapa final. 

Foram 10 finalizações no primeiro tempo, sete para o Newell's e três para o Peixe. A única correta para o Alvinegro mais famoso do mundo, aos 31 minutos com uma grande jogada individual de Mendoza.

No segundo tempo, a ideia não mudou. Tanto que em 42 minutos, o Hellmann só mudou uma vez, para não alterar a característica do time. O time se portou muito bem defensivamente durante todo o jogo. 

Ofensivamente, a ideia era boa e o Peixe teve as chances mais perigosas do jogo, mas faltou o mais importante - o gol. Lucas Braga perdeu um gol, literalmente, embaixo da trave, sem goleiro. Antes, o garoto Deivid fez uma grande jogada individual, ia fazer um golaço, mas pegou errado na hora de encobrir o goleiro.

Como o futebol não tolera desaforo, principalmente em competições continentais, quem abriu o placar foi o adversário. A bola cruzou a área, João Paulo não achou nada, a defesa ficou olhando e no bate-rebate a bola sobrou para Ivan Goméz cara a cara com o goleiro Alvinegro e abriu o placar. 

A qualidade técnica do time mandante era péssima e a todo tempo eles buscavam a bola longa. Primeiro, venceu quem teve mais fome. Segundo, venceu quem soube aproveitar a segunda chance clara que teve.

A situação do grupo para o Santos ficou muito complicada, já que o Newell's abriu cinco pontos de vantagem para o time de Vila Belmiro. Agora, o Peixe não depende mais só dele para passar direto na competição continental.

O Santos volta a campo no próximo sábado (06), pelo Campeonato Brasileiro, quando enfrenta o Cruzeiro, fora de casa. O jogo será realizado às 16 horas.

Pela Sul-Americana, o próximo duelo será contra o Audax Italiano, dessa vez em território chileno. O jogo será no dia 24/05, às 21 horas.

FICHA TÉCNICA
NEWELL'S OLD BOYS 1 X 0 SANTOS

Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, na Argentina

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Cartões amarelos: Pittón, Pérez (Newell's); Lucas Lima, Lucas Pires, Dodi, Odair Hellmann (Santos)

GOL: Gómez, aos 39 do 2ºT (Newell's)

NEWELL'S: Lucas Hoyos; Mosquera, Ditta, Ortiz e Pittón (Martino); Gomez, Juan Sforza e Portillo, Perez Tica (Sordo), Reasco e Aguirre
Técnico: Gabriel Heinze

SANTOS: João Paulo; Nathan (Ed Carlos), Messias, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ângelo), Dodi e Lucas Lima; Daniel Ruiz (Lucas Braga), Deivid e Mendoza.
Técnico: Odair Hellmann
Lucas Lima foi o jogador mais discreto do Peixe

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Teve uma pequena falha no lance do gol, mas anteriormente fez uma boa defesa. - 5,5

Nathan - Repetiu o mesmo erro do gol do América-MG no último jogo, porque ficou olhando a bola sobrada na hora do gol dos argentinos. - 4,0

Messias - Tem dificuldades técnicas, é um zagueiro que faz o simples. Vinha fazendo uma partida segura até o gol do adversário, quando falhou bizonhamente. - 3,5

Bauermann - A dupla de zaga tem sido segura e isso passa pelas boas atuações do camisa quatro. Falhou junto com Messias na hora do gol. - 4,5

Lucas Pires - Foi pouco na linha de fundo. Ficou preso às funções defensivas. - 5,0

Rodrigo Fernández - Sempre agressivo na marcação. - 5,5

Dodi - Os últimos dois jogos do camisa 19 foram discretos. Tem tomado mais cartões do que o necessário. - 5,0

Lucas Lima - Discreto. Muitos passes para trás. Deu apenas um passe decisivo. - 4,0

Daniel Ruiz - Não merece a titularidade, mesmo com a ausência do Soteldo. É pouco vertical. - 4,5

Deivid - Esse menino tem um grande futuro. A personalidade do garoto dentro do solo argentino foi surpreendente. Quase fez um golaço aos dois minutos da etapa final. - 6,5

Mendoza - Fez mais uma boa partida. Tem voltado mais para marcar. Teve duas grandes oportunidades, mas não soube aproveitar. - 6,0

Lucas Braga - Perdeu um gol embaixo da trave, não poderia ter acontecido. - 4,5

Ângelo - SEM NOTA

Ed Carlos - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha e na Rádio 365.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.