VENCEU E NÃO CONVENCEU

Publicado às 22:36 desta quarta-feira, 26 de abril de 2023

(*) Pedro La Rocca

Voltando a jogar com boa parte da escalação do início da temporada, o Santos venceu o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, dessa forma se classificando para a quarta fase da Copa do Brasil. O resultado terminou em 1x0 e Messias marcou seu primeiro gol com a camisa Alvinegra. No agregado, o Peixe terminou o confronto com uma vantagem de 3x0. Desde que retornou do hiato sem jogar a Copa do Brasil, o Santos continua a sina de jamais ter ficado fora da quarta fase da competição.

O técnico Odair Hellmann pôde contar novamente com Mendoza. Soteldo e Marcos Leonardo no ataque. Já no meio, preferiu não poupar ninguém e repetiu o trio, assim como o quarteto defensivo. Ângelo foi ao banco de reservas, porque o comandante entendeu que é momento de preservar o Menino da Vila.

O primeiro tempo Alvinegro foi desesperador. Assim como antecipado na live pré-jogo realizada na manhã desta quarta-feira (26), o Santos tentaria as saídas de bola pelas laterais - não deram certo. Muitos erros de passe foram vistos.

As jogadas mais perigosas foram do time adversário, que finalizou 10 vezes no primeiro tempo, enquanto o Peixe chutou apenas três. Parecia que o Botafogo-SP jogava em casa e  o Santos jogava fora. 

É triste pensar que o time mais artilheiro do mundo ficou 315 minutos sem marcar um gol sequer, sendo que desses, 225 foram praticados em Vila Belmiro.

Por conta de ter Mendoza e Soteldo nas pontas, jogadores que não recompõem nem por decreto, pelo adversário ter laterais que atacam e pelo meio-campo rival ter a movimentação no espaço vazio, deu a impressão que o Botafogo-SP tinha mais jogadores em campo.

Os visitantes tiveram, pelo menos, três chances claras de gol na primeira etapa. A melhor delas com Tomás Andrade ganhando de cabeça do Lucas Pires. O argentino perdeu um gol incrível.

É da cultura Gaúcha, principalmente com a vantagem que o Peixe tinha, de segurar mais os jogadores, mas segurar não tem nada a ver com falta de brio, vontade.

No segundo tempo, se viu mais uma equipe mais organizada defensivamente, mas principalmente por conta do resultado com larga vantagem, o Hellmann poderia rodar mais os jogadores.

Se não vai pelo chão, vai pelo alto. Aos sete minutos da etapa final, Lucas Lima acertou cruzamento na cabeça de Messias, que fez seu primeiro gol com a camisa do Santos.

O resto do jogo foi praticamente um treino de ataque contra defesa, porque o Peixe se recusou a atacar. O time adversário cansou e por isso foi pouco ofensivo ao gol de João Paulo.

Era um jogo perfeito para o time rodar. Jogadores desgastados poderiam ser poupados e quem recebe pouca oportunidade poderia ter chance, num jogo com pouca pressão.

O trabalho para o Brasileirão segue. Será difícil, o time precisa melhorar muito (em todos os aspectos), se não quiser passar maiores dificuldades no nacional.

Taticamente está mal distribuído, porque em todos os setores o time parece ter inferioridade numérica.

Tecnicamente tem as dificuldades de um time que foi mal montado. Além disso, não há ninguém de liderança no clube, que mude a mentalidade pequena que foi colocada no elenco de que é normal levar o dobro de finalizações para um time de série B dentro da Vila Belmiro.

O Santos volta a campo no próximo sábado (29), em partida válida pelo Brasileirão, na Vila Belmiro. O Peixe recebe o América-MG pela terceira rodada do nacional.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 BOTAFOGO-SP

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima

Cartões amarelos: Messias, Lucas Pires< Mendoza (Santos); Carlinhos, Tárik, Carlos Manuel (Botafogo-SP)

GOL: Messias, aos 5 do 2ºT (Santos)

SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Bauermann e Lucas Pires (Gabriel Inocêncio); Rodrigo Fernández (Alison), Dodi (Camacho) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Mendoza (Ângelo), Marcos Leonardo e Soteldo.
Técnico: Odair Hellmann

BOTAFOGO-SP: Matheus Albino; Thássio, Carlinhos, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Tomás Andrade (Robinho), Carlos Manuel (Lucas Oliveira) e Gustavo Xuxa (Pedro Rodrigues); Salatiel (Edson) e Luiz Henrique (Mantuan).
Técnico: Adilson Batista.
Partida contou apenas com torcedoras mulheres, crianças e deficientes físicos

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Teve só duas oportunidades de defesa, ambas na segunda etapa: um cabeceio de Edson que fez uma grande defesa e depois num chute de longa distância, deu rebote e o gol de Robinho foi anulado. - 6,0

Nathan - Errou tudo que tentou com a bola. Botafogo-SP fez pressão no começo do jogo e segura muito a "redonda". Sofreu com a falta de recomposição do Mendoza. - 3,5

Messias - O autor do gol Santista é dominante pelo alto. - 6,5

Bauermann - Fez mais uma vez um bom jogo, vai bem nos cortes rasteiros. - 6,0

Lucas Pires - Sofreu com a dobra no ataque do adversário, ainda mais porque o Soteldo não voltava. Precisa evoluir muito taticamente. - 3,5

Fernández - Deixou buracos. Precisa evoluir no quesito tático. No mano a mano, vai muito bem. - 5,5

Dodi - Foi mais discreto. Saiu de um jogo de 49 toques na bola para um de 29. - 5,5

Lucas Lima - Desgastado fisicamente, foi bem substituído. Baixo aproveitamento de passe. - 5,0

Soteldo - Mais um jogo em que lidera o time em quantidade de posses de bola perdidas. Não vejo motivos, hoje, para a sua compra, a não ser o que já mostrou no passado. - 3,0

Marcos Leonardo - Teve duas chances de sair cara a cara com o goleiro, mas foi afobado e preferiu a finalização de longa distância. - 4,5

Mendoza - Depois da situação irresponsável no final de semana, não voltou bem. Deixou Nathan orfão de pai e mãe na marcação. - 2,5

Inocêncio - Melhorou a marcação pelo lado esquerdo defensivo do Santos. - 6,0

Ângelo - Ainda tentou algumas jogadas, mas sofreu com a falta de aproximação. Precisa tentar chutar mais, ainda que não tenha essa característica, mas é atacante. - 5,5

Camacho - Melhorou a qualidade de passe no meio. Não teve muita função com o jogo já definido. - 5,5

Daniel Ruiz - Não entrou bem, errou boa parte das puxadas de contra-ataque. - 4,5

Alison - Poderia ter entrado antes na sua reestreia com a camisa Santista. - SEM NOTA.
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha e na Rádio 365.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.