VAI FICAR DIFÍCIL

Publicado às 22:04 desta quinta-feira, 20 de abril de 2023

(*) Pedro La Rocca

Voltando a atuar com torcida na Vila Belmiro, o Santos mais uma vez decepcionou em campo e apenas empatou com o Audax Italiano do Chile, o penúltimo colocado no campeonato nacional. Ao final da segunda rodada da "Sula", o Peixe se encontra na segunda colocação do Grupo E com quatro pontos, atrás do líder Newell's Old Boys-ARG que tem seis.

O técnico Odair Hellmann promoveu três mudanças na equipe titular: Rodrigo Fernández entrou no lugar do Camacho, Ângelo entrou no lugar do Daniel Ruiz (esses por opção técnica) e Soteldo entrou no lugar do lesionado Lucas Barbosa. A partida desta quinta-feira, marcou a sexta vez, apenas, que o trio Ângelo, Soteldo e Marcos Leonardo jogou junto desde o retorno do venezuelano.

Não adianta nada, ter três grandes jogadores no ataque se eles não se conectam durante o jogo, não só entre si, mas com os jogadores de meio e laterais também. 

O Santos teve apenas duas oprotunidades claras no primeiro tempo: uma com Marcos Leonardo aos 12 minutos, em que ele finalizou cruzado e o goleiro fez uma boa defesa. A outra veio com Soteldo, que a partir do rebote do goleiro, tinha o gol livre para abrir o placar e errou a meta.

O Peixe optou em 90% das ações pelas jogadas laterais, só que o adversário, de forma inteligente, percebeu que o Santos têm dificuldades de aproximação e fechava com três defensores contra só um atacante Santista - já que o meia não se movimenta e os laterais não tem profundidade. 

Em determinados momentos da partida o Soteldo saía do lado esquerdo para se aproximar do Ângelo, deixando um buraco para o Lucas Pires se tornar quase um ponta do outro lado, algo que não aconteceu.

O Santos foi muito dependente das jogadas individuais e especificamente hoje precisava de um jogo coletivo forte, já que Soteldo e Ângelo não estavam nada legais em campo.

Já não é de hoje que o Santos se mostra ser um time fraquíssimo coletivamente. Não tem condição do jogador que mais deu passes em campo ser um zagueiro (Bauermann) contra o penúltimo colocado do sofrível Campeonato Chileno. 

Não tem condição, do time ser escalado com dois potenciais técnicos - que repito, não fizeram bom jogo - e o time ficar estático em campo e mais aberto que coração de mãe.

Não tem condição do time ter Messias, Fernández e Bauermann na saída de bola e ficar o tempo todo tentando bola longa.

Há muito tempo, eu defendo a tese que o Odair tem dificuldades por conta da carência de bons jogadores, mas neste momento fica claro que o time está sendo mal treinado e mal colocado em campo. O time é ruim, não corresponde, não faz nada além do esperado e a mediocridade no elenco segue desde o dia 30\01\21.

Quando o Santos joga com a bola sempre tem dificuldades. É só olhar a diferença do jogo contra a Portuguesa, ou contra o Botafogo e o jogo contra o Audax Italiano, ou o Blooming. Futebol gaúcho está imperando no Santos, mas não vem dando resultado.

O Santos volta a campo no próximo domingo (23), para fezer seu segundo jogo dentre os quatro da sequência de jogos em casa. Pela segunda rodada do Brasileirão, o Peixe recebe o Atlético-MG, em partida decisiva para a sequência do ano de ambas equipes.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 AUDAX ITALIANO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Andres Rojas (COL)

Público: 8.866

Renda: R$ 407.607,50

Cartões amarelos: Rodrigo Fernández (Santos); Rojas, Labrin (Audax Italiano)

SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández (Miguelito), Dodi e Lucas Lima; Ângelo (Mendoza), Soteldo e Marcos Leonardo (Deivid)
Técnico: Odair Hellmann

AUDAX ITALIANO: Ahumada; Rojas (Nicolás Fernández), Labrín, Bosso, Cereceda; Marcelo Díaz (Sebastián Pereira), Gonzalo Ríos (Hechen), Juárez (Michael Fuentes); Sosa, Riveros (Gonzalo Álvarez) e Sepúlveda
Técnico: José Calderón
Neymar e Falcão estiveram nos camarotes da Vila Belmiro acompanhando o jogo

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - As duas únicas oportunidades claras que o adversário teve foram para fora. - 6,0

Nathan - Sofreu com o Riveros na ala defensiva. Ofensivamente, deixou o Ângelo orfão de pai e mãe. - 3,5

Messias - Não tem qualidade técnica para tentar os 11 lançamentos que tentou. Acertou dois apenas. Está sempre atrasado nos botes. Cometeu uma falta no primeiro tempo, que qualquer jogador de uma qualidade técnica nota seis, faria o gol. - 2,5

Bauermann - Peca na velocidade. Corpo a corpo vai bem, ao contrário do mano a mano. - 4,5

Felipe Jonatan - Sofreu uma entorse no joelho esquerdo e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.  - SEM NOTA.

Rodrigo Fernández - Oito tentativas de bolas longas com apenas três acertos. Foi escalado fora de sua valência, a marcação. - 4,0

Dodi - Segue sendo um oásis no elenco Alvinegro. Arma e desarma, ainda que não seja brilhante tecnicamente. - 7,0

Lucas Lima - Errou tudo que tentou. Falta movimentação, muito lento nas ações. Tem alguns jogadores que não se pode elogiar por uma boa atuação contra a Portuguesa e contra o Ceilândia. - 3,0

Ângelo - Sofre pela falta de aproximação dos meias e ultrapassagem do lateral. Pode tomar decisões melhores. - 4,5

Marcos Leonardo - Só recebe bola quadrada. Claramente sem confiança, porque não costuma perder os gols que vem perdendo. É um jogador de finalização, não de construção, por isso seu futebol vem sendo prejudicado. - 4,5

Soteldo - Sua pior partida com a camisa do Santos incluindo a primeira passagem. Perdeu oito posses de bola, demora muito para soltar e me pareceu descompromissado com o jogo. - 2,0

Lucas Pires - Ficou mais preso na defesa no primeiro tempo. No segundo virou quase um ponta, mas segue sem confiança para tentar suas boas jogadas que produzia no primeiro semestre de 2022. - 4,0

Mendoza - O famoso triatleta - corre, pedala e nada. Tem dificuldades técnicas para dar uma assistência, ou finalização. - 3,5

Deivid  - Quase não tocou na bola. Só teve uma chance no final do jogo, que a bola era da defesa adversária e conseguiu se esticar. - SEM NOTA.

Miguelito - Entrou na fogueira. Visivelmente nervoso. - SEM NOTA.

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha e na Rádio 365.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.