TUDO PASSA, NADA MUDA

Publicado à 01:08 desta quarta-feira, 05 de abril de 2023

(*) Pedro La Rocca

Retornando às partidas oficiais após um mês da eliminação do Paulistão e 26 dias após a vitória sobre o Iguatu por 3x0, na Copa do Brasil, o Santos iniciou a Sul-Americana com pé direito - pelo menos em relação ao resultado. Nesta terça-feira (04), o Peixe visitou o Blooming-BOL e venceu por 1x0, com gol marcado por Bauermann aos 52 minutos do segundo tempo.

O técnico Odair Hellmann não conseguiu recuperar todos os seus jogadores e contou com nove desfalques e, entre os mais recentes, Fernández (suspenso) e João Lucas (lesão de última hora antes de viajar) ficaram de fora dos planos do professor. Camacho e Nathan, respectivamente, foram os substitutos. 

Conforme informado pelo Blog do Ademir Quintino, durante as últimas semanas, o Santos seria escalado com Camacho e Dodi entre os volantes e Ivonei, Lucas Barbosa e Lucas Lima (da direita à esquerda) formando o trio de armadores.

O resultado não espelha a partida que fez o Santos.

Não se pode ter tamanha dificuldade para vencer o penúltimo colocado do Campeonato Boliviano, que jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, já que o goleiro adversário chegou com força excessiva em Marcos Leonardo.

Ivonei e Lucas Lima, dois jogadores de meio, jogaram abertos. Lucas Barbosa, que é ponta\segundo atacante, jogou de meia. Isso tirou totalmente a profundidade da equipe e a deixou lenta e sem objetividade. São problemas que o Odair poderia evitar e uma situação dessa me faz voltar a pensar em culpa do treinador. O time é fraco, precisa de reforços, mas não dá para ficar inventando com uma equipe limitada.

Eu fiquei com a impressão de ter um Déjà-vu. O time não mudou em absolutamente nada desde a parada dos jogos. O Santos não criou uma chance contra uma defesa que levou 22 gols em nove jogos em 2023. 

No segundo tempo, melhor fisicamente, foi mais presente no ataque, mas uma infinidade de gols perdidos. Era muito pouco para quem tinha vantagem numérica.

Com um jogador a mais, era preciso dois tipos de mudanças: de jogadores e de postura. Não aconteceu. O time ficou idêntico. 

O Santos conseguiu abrir o placar e liquidar a vitória só aos 52 minutos da segunda etapa, a partir de uma bola aérea e com falha grotesca da defesa adversária. A vitória é importante numa competição de fase de grupos, mas não extingue a péssima atuação.

Sempre (sem exceção) que o Santos enfrenta times que jogam com dois ônibus plantados em frente à área defensiva, tem dificuldades para jogar, porque é lento com a bola e ninguém se movimenta. O goleiro rival só sujou o uniforme quando seu time cansou, porque o Santos é incapaz de criar jogadas por conta de sua qualidade coletiva ou individual.

São atuações como essa, que me preocupam para a sequência da temporada, porque desde o começo do trabalho lá em dezembro do ano passado, o time mantém o mesmo baixo nível e ainda precisa de muito para ser mediano.

O Alvinegro de Vila Belmiro volta a atuar na próxima terça-feira (11), quando enfrenta o Botafogo-SP pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo vai acontecer no Estádio Santa Cruz na cidade de Ribeirão Preto. A volta acontece no dia 26\04, numa Vila Belmiro sem torcida.

FICHA TÉCNICA
BLOOMING-BOL 0 X 1 SANTOS

Local: Estádio Ramón Aguilera Costas, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia
Árbitro: Luis Quiroz (EQU)
Cartões amarelos: César Romero e Arce (Blooming); Felipe Jonatan, Nathan, Marcos Leonardo (Santos)
Cartão vermelho: Uraezaña (Bloming)

GOL: Bauermann, aos 53 do 2ºT (Santos)

BLOOMING: Braulio Uraezaña; Lacerda, Valverde (Spenhay), Romero e Durán; Rafinha (Menacho), Arisamendi e Arce (Gutiérrez); Fugera, Gastón Rodriguez (Latorre) e José Sinisterra (Léo Fenga)
Técnico: Carlos Bustos

SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Dodi e Lucas Barbosa (Daniel Ruiz); Lucas Lima (Miguelito); Ivonei (Ângelo) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann
Bauermann marcou o primeiro gol do Santos na Copa Sul-Americana

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Fez apenas uma defesa, que foi de nível de dificuldade média. - 6,0

Nathan - Eu nunca vi, em toda minha vida, um time com dois laterais tão inofensivos quanto o Santos. O titular nessa partida, só deu passe para trás e não foi acionado defensivamente. - 3,5

Messias - Seguro. Foi superior na bola aérea. - 5,5

Bauermann - Autor do gol, melhorou sua qualidade na saída de bola e foi, entre os defensores, o que menos sofreu na marcação. - 7,0

Felipe Jonatan - Mais presente no ataque do que na primeira parte da temporada. - 6,0

Camacho - Pouca verticalidade. Foi escalado para pressionar o homem da bola no segundo terço do campo. Não tem velocidade para tal função. - 4,0

Dodi - É o único que corre o campo todo e se dedica pelo time. Pode não ter a qualidade técnica maia apurada do mundo, mas marca como um leão. - 7,0

Lucas Lima - Jogando aberto, ficou sumido. Pouca movimentação e muitas vezes disperso em campo. Ainda não provou do seu valor após o seu retorno à Vila Belmiro após cinco anos no rival da capital. - 3,5

Ivonei -  Assim como o Lucas Lima, não pode ser escalado aberto na ponta. Gosto deste Menino da Vila jogando como quarto homem de meio, não como atacante de beirada como foi contra o Blooming. - 4,5

Lucas Barbosa - Jogando no meio, fora de sua posição, foi pouco participativo. Suas poucas aparições foram pelas bolas aéreas. - 4,5

Marcos Leonardo - Perdeu uma grande oportunidade dentro da pequena área. Precisa de orientação para algumas tomadas de decisão. Está sendo mais participativo fora da área. - 5,0

Ângelo - Assim como o camisa nove, precisava de uma melhor orientação. Ele perdeu um gol, onde foi bem ganhando na velocidade dos zagueiros, mas podia ter carregado mais a bola antes de chutar. Isso é uma clara demonstração de um garoto que não teve seus processos de base respeitados e que não teve ninguém no profissional para orientá-lo (segue sem ter). - 4,5

Daniel Ruiz - Deu a assistência para o único gol Alvinegro. Conseguiu boas movimentações. - 5,5

Miguelito - Era para ter entrado antes. - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha e na Rádio 365.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.