IMPORTANTE VITÓRIA NO PRIMEIRO PASSO

Publicado às 22:42 desta terça-feira, 11 de abril de 2023

(*) Pedro La Rocca

Após um mês sem atuar pela Copa do Brasil, o Santos retornou a atuar por essa competição. A partida foi válida pela terceira fase - jogo de ida. O Peixe enfrentou o Botafogo de Ribeirão Preto no interior paulista e conseguiu uma importante vitória - ainda com desempenho abaixo do que se pede no Campeonato Brasileiro. Lucas Lima voltou a marcar um gol com a camisa do Peixe após quase seis anos e abriu o placar. Marcos Leonardo, de pênalti, ampliou.

Após o péssimo desempenho contra o Blooming-BOL, o técnico Odair Hellmann fez uma mudança por opção técnica, da entrada do colombiano Daniel Ruiz no lugar do Ivonei. Mesmo com o retorno de Rodrigo Fernández, o comandante preferiu manter Camacho entre os 11 iniciais.

Aos três minutos, a partir de uma jogada ensaiada, onde quatro jogadores deram apenas um toque na bola para chegar ao gol Santista. Guilherme Madruga perdeu um gol feito. Santos começou dormindo.

Com um meio-campo lento, o adversário tinha muito espaço para fazer transições, mas tinha uma inferioridade técnica enorme.

O meio-campo me levou a relembrar a época de Fábian Bustos no comando Santista. Havia um abismo entre o meio-campo e o ataque do Santos. Isso levou à dificuldades nas saídas rápidas ao ataque, porque a proposta do Santos era justamente essa, esperar um descuido dos mandantes para atacar ou uma chance de bola longa e nesse tipo de ideia o Santos foi bem.

E foi dessa forma que o Peixe abriu o placar aos 14 minutos. Dodi achou Lucas Lima nas costas da defesa e o camisa 23 marcou um gol com a camisa do Santos, algo que não acontecia desde o dia 10\09\2017, ao final da sua primeira passagem pelo Alvinegro de Vila Belmiro. De pênalti, Marcos Leonardo ampliou aos 37.

Os gols foram as duas únicas oportunidades que o Santos criou na segunda etapa e as duas em transições rápidas. 

Pelo menos nos 45 minutos iniciais, o Santos já foi outro time em relação ao que enfrentou o Blooming-BOL na terça-feira passada (04) - saiu de péssimo para mediano. 

No segundo tempo, o time voltou ao que vinha sendo normal. Apático contra equipes inferiores, desorganizado defensivamente e oferecendo muitos espaços. O Botafogo fez um segundo tempo com 66% de posse de bola, com pouca diferença em relação à primeira parte, mas com muito mais ímpeto pelo gol.

Se João Paulo não trabalhou no primeiro tempo, na etapa final foi diferente. O jogador Guilherme Xuxa saiu cara a cara com o goleiro que foi superado - mas Nathan salvou em cima da linha.

O Santos deu duas finalizações em todo segundo tempo - Dodi de falta e Deivid no penúltimo lance, que levou perigo ao goleiro.

Foi uma atuação brilhante? Não. Foi uma atuação péssima, como no Paulistão? Também não. O Santos soube aproveitar os erros do adversário e conseguiu um importante resultado para o jogo de volta. 

O Brasileirão, que inclusive o Peixe estreia no próximo domingo (16) contra o Grêmio, não tolera desaforo e por isso, como eu citei anteriormente, precisa provar de fato que saiu do péssimo para o mediano, para pelo menos se manter na primeira divisão. 

O jogo de volta da Copa do Brasil acontece no próximo dia 26\04, numa quarta-feira, na Vila Belmiro. O estádio estará sem torcida, porque será o último jogo que o Santos cumprirá de suspensão. O Peixe pode perder por 1x0 que irá se classificar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP 0 X 2 SANTOS

Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Árbitro: Braulio da Silva Machado

Cartões amarelos: Diogo Silva, Fillipe Souto, Carlinhos, Tárik (Botafogo-SP); Messias, Lucas Lima (Santos)

GOLS: Lucas Lima, aos 14 do 1ºT, Marcos Leonardo, aos 38 do 1ºT (Santos)

BOTAFOGO-SP: Matheus; Vidal, Carlinhos, Diogo Silva e Jean (Xuxa); Fillipe Souto, Guilherme Madruga (Tárik), Tomás Andrade (Lucas Oliveira) e Luiz Henrique, Osman e Robinho.
Técnico: Adilson Batista

SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima (Miguelito); Daniel Ruiz (Carabajal), Marcos Leonardo (Deivid) e Lucas Barbosa (Ângelo).
Técnico: Odair Hellmann
O Menino da Vila marcou seu sétimo gol na temporada e liquidou
a vitória Santista

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Foi exigido apenas uma vez e não obteve sucesso, sendo salvo pelo seu defensor. - 5,5

Nathan - Não sofreu defensivamente. Com a bola, novamente, deu desespero. - 4,0

Messias - Ao contrário da sua característica, foi comum pelo chão e foi mal na bola aérea. - 5,0

Bauermann - Apareceu pouco, mas deu dois bloqueios de finalizações de dentro da área. - 6,0

Felipe Jonatan - Não é um jogador de profundidade. Chegou a formar até uma linha de três com a zaga. - 6,0

Camacho - Foi escalado para ser o volante que vai para o ataque, mas não tem velocidade para isso. Ajudou no pragmatismo do meio-campo Alvinegro. - 3,5

Dodi - A melhor contratação que o Santos fez em 2023. Mesmo não sendo um primor técnico, corre o campo todo e deu a assistência para a abertura do placar. - 7,5

Lucas Lima - Marcou seu primeiro gol no retorno ao Santos. Jogou mais como segundo atacante, ao lado do Marcos Leonardo, do que como meia. - 6,5

Lucas Barbosa - O que mais corre de todo time. Está longe de ser mais um raio ou que vá render muito dinheiro ao Santos, mas tem uma entrega que só ele tem em todo elenco. - 6,0

Daniel Ruiz - Ficou burocrático em seu primeiro jogo como titular. Ainda não está no nível físico ideal e muito menos de intensidade. - 4,0

Marcos Leonardo - Apesar do gol, repito que precisa de orientação - não pode cair tanto como ele cai. - 6,0

Rodrigo Fernández - Precisava ser posicional e ficou na perseguição. Dessa forma, deixou a entrada da área com um buraco. - 4,0

Ângelo - Foi pouco participativo. Terminou como o terceiro jogador que menos tocou na bola. - 5,0

Carabajal - 10 minutos de apenas seis toques na bola. Sumido. - 4,5

Miguelito - Apesar do pouco tempo de jogo, o boliviano mostra sempre a sua qualidade quando entra em campo. Pode ter mais minutos. - 5,5

Deivid - Em sua estreia como profissional, quase marcou um gol no final da partida. - SEM NOTA

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter na Web Rádio Piabanha e na Rádio 365.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.