LIÇÃO DE CASA CUMPRIDA

Publicado à 00:32 desta sexta-feira, 10 de março de 2023

(*) Pedro La Rocca

Buscando uma reabilitação na temporada e marcando a última partida antes de ter um longo período de um mês antes de voltar a atuar, o Santos venceu o Iguatu por 3x0, se classificou à terceira fase da Copa do Brasil e vai receber uma premiação pelo feito de 2,1 milhões de reais. Lucas Barbosa abriu o placar e Marcos Leonardo marcou os dois gols que liquidaram a vitória Alvinegra.

Conforme antecipado na live pré-jogo, realizada na noite da última quarta-feira (08), o técnico Odair Hellmann optou pelas entradas de Messias, Bauermann e Lucas Braga nos lugares de Maicon, Joaquim e Mendoza, respectivamente. 

Enquanto o adversário teve pique e físico, o Santos chegou a sofrer. Nos minutos iniciais, o goleiro João Paulo chegou a salvar o Peixe em duas oportunidades. Uma quando estava 0x0 e outra quando o Santos já tinha aberto o placar. Lucas Barbosa que marcou o primeiro gol Alvinegro, a partir de um cruzamento de Felipe Jonatan.

Com o cansaço relâmpago da eqipe adversária, o Santos dominou o jogo completamente, mas é impressionante como o time carece de ideias. Apenas Lucas Lima, que não é nem tão brilhante, faz algo de diferente na criação das jogadas. Posteriormente, Ângelo, ao entrar, ajudou no quesito.

O camisa 23 que deu a assistência para o Marcos Leonardo marcar o seu primeiro gol no jogo e o segundo do Santos. Uma movimentação inteligente do camisa nove, que percebeu a bola aérea vinda do seu companheiro e apareceu como elemento surpresa.

O atacante, que perdeu muitas oportunidades na segunda etapa, desencantou novamente e ampliou para o Santos marcando um gol de cobertura, a partir de uma jogada com Ângelo.

Uma vitória por 3x0 que tem que ser comemorada, é claro, pela classificação e pela premiação, mas o adversário não é parâmetro para dizer que o triunfo será uma virada de chave ao Santos.

Virada de chave, será o técnico Odair Hellmann, em conjunto com a diretoria do clube, aproveitarem o espaço para trabalhar o time e reforçar a equipe com jogadores que cheguem, peguem a camisa e joguem de forma condizente com a história do clube.

O Santos não pode mais errar, seja em contratações, seja no trabalho da equipe no campo. Melhor contratar 10 que se encaixem, do que 20 medianos que sejam medianos. Faço essa comparação, porque o treinador pediu reforços à diretoria e que cheguem para jogar (e bem).

O Peixe terá o sorteio da Copa Sul-Americana no dia 25/03 e pode estrear na competição no dia 05/04. Na Copa do Brasil, o Santos joga pela terceira fase no dia 12/04, fazendo o primeiro jogo nesta data e o segundo só no dia 26/04.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 IGUATU-CE

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Público: Portões fechados

GOLS: Lucas Barbosa, aos 16 do 1ºT, Marcos Leonardo, aos 33 do 1ºT e 31 do 2ºT (Santos)

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Nathan), Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Ângelo), Marcos Leonardo e Lucas Braga (Daniel Ruiz).
Técnico: Odair Hellmann.

IGUATU-CE: Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira (Felipe Félix) e Wender (Dico Quixadá); Guidio (Gleidson), Caxito (João Antônio), Dedeco e Pedrinho (Alison Araçoiaba); Luís Soares e Thiaguinho.
Técnico: Washington Luiz.
Barbosa marcou o gol que abriu o placar para o Santos na partida decisiva

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Exigido apenas na primeira parte do jogo, onde fez duas boas defesas. - 6,0

João Lucas - Não conseguiu encontrar seu futebol com a camisa Santista. Sofreu com o lateral-esquerdo adversário nos primeiros minutos, levando até caneta. Mesmo com o outro time recuando, permaneceu tímido. - 3,5

Messias - Seguro nas bolas aéreas. Foi pouco exigido na velocidade, sua principal deficiência. - 5,0

Bauermann - Foi mais construtor do que um zagueiro de ofício. Iniciou a jogada do primeiro gol. - 5,5

Felipe Jonatan - Deu a assistência para Lucas Barbosa abrir o placar. Trabalhou grande parte do jogo como ponta. - 6,0

Rodrigo Fernández - Curiosamente não tomou cartão, algo raro para o uruguaio. Com o bloco baixo do adversário, trabalhou muito com a bola. Muitas vezes recuou para ser um terceiro zagueiro e aproveitou para ter 96% nos passes. - 5,5

Dodi - Um jogador completamente diferente das últimas partidas, que errava muitos passes. Na partida desta quinta-feira, foi preciso e apareceu mais na frente. - 6,0

Lucas Lima - Ainda que não esteja no nível ideal para mudar o patamar do Santos de vez, é o único que pensa o jogo no Santos. - 6,0

Lucas Barbosa - Fez o gol que abriu a contagem para o Peixe. Repito, mais esforço do que qualidade. - 6,5

Marcos Leonardo - Apesar de perder muitas oportunidades, marcou dois gols. Está virando um jogador de melhor posicionamento, mas ainda peca na tomada de decisão. - 7,0

Lucas Braga - Jogou longe do gol, mas deu trabalho aos defensores do adversários com dribles. - 5,0

Nathan - Sem obrigações defensivas, aparece mais no ataque, porém sem objetividade. São muitos dribles de lado, que não resultam em nada. - 4,0

Camacho - Assim como outros, se beneficiou pela ausência de obrigações defensivas. Foi presente no ataque. - 5,0

Ângelo - Melhorou a criação de um time pobre de ideias. Segue com problemas na finalização e isso precisa ser trabalhado para ser adicionado a boa qualidade do garoto. - 5,5

Daniel Ruiz - Sem ritmo, ainda não mostrou a que veio. Precisa mostrar futebol no período de treinamentos que vem aí durante este mês de merço. - 4,5

Miguelito - Apenas seis minutos em campo. - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e comentarista na Web Rádio Piabanha

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.