CLASSIFICAÇÃO COM REQUINTES DE EMOÇÃO

Publicado às 22:57 desta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

(*) Por Pedro La Rocca 

Na estreia Alvinegra na Copa do Brasil 2023, o Santos venceu o Ceilândia pelo placar mínimo de 1x0, no primeiro confronto das equipes na história. O Peixe teve seu gol marcado pelo zagueiro Joaquim, que marcou seu primeiro tento com a nova camisa. Com a vitória e passagem de fase, o Santos recebe R$1,7 milhão. O adversário sai do confronto Iguatu-CE x América-RN.

Mesmo com clássico a ser realizado no próximo domingo (26), o técnico Odair Hellmann manteve a base do time que venceu a Portuguesa na última partida, porém com a ausência do Sandry, recém operado no rosto e entrada de Rodrigo Fernández. 

O uruguaio tem mais intensidade na marcação, não à toa foi líder de desarmes do Peixe em 2022. Mas por outro lado, Sandry também sabe marcar e ainda tem uma saída melhor. O Santos ficou deficiente da saída aos contra-ataques, em especial pela qualidade do campo, que tinha diversas irregularidades. 

A grande dificuldade do Alvinegro de Vila Belmiro, ofensivamente falando, estava na conclusão das jogadas. Antes dos 20 minutos, o Peixe teve três grandes oportunidades com Ângelo e Marcos Leonardo, mas as finalizações não saíram com o êxito necessário para a abertura do placar. 

Dos 20 aos 25 minutos, o Santos respirou por aparelhos. Foram três chegadas do adversário pelo lado direito da defesa Santista, sendo que uma Felipe Jonatan bloqueou uma bola que iria em direção ao gol, João Paulo fez um milagre em outra e ainda teve uma conclusão que Maicon fez um corte crucial.

Os melhores lances do Santos na primeira etapa, foram após uma roubada de bola e pegar a defesa adversária desprevenida. Fora isso, só um lance no começo do jogo quando Ângelo perdeu um gol cara a cara com o goleiro.

Tenho dito isso há algum tempo e repito: o Santos não tem nem qualidade técnica e nem a movimentação necessária para querer jogar com a bola dominada. Ainda mais nesse campo triste do Serejão, em Taguatinga.

Jogando contra a Portuguesa, Ceilândia, Corinthians, Palmeiras, Real Madrid, que seja, a bola tem que ser do rival, para que o Santos, a partir de uma marcação intensa no meio-campo, possa sair em velocidade, com os atacantes sendo lançados por Lucas Lima. Foram assim, três dos quatro gols na última partida.

O segundo tempo ainda teve um Santos inferior tecnicamente. Nem as saídas rápidas, que estavam levemente dando certo nos primeiros minutos, apareceram. Nem Santos, nem Ceilândia chegaram ao gol adversário na etapa final. Uma quantidade "incrível" de uma finalização ao gol em 50 minutos.

E foi nessa única, que o Peixe achou o gol da vitória. Lucas Lima chegou à sua terceira assistência desde o seu retorno, porque encontrou o voo alto de Joaquim dentro da área. O zagueiro testou firme no canto esquerdo do goleiro.

Vai jogo, vem jogo, o Santos segue com os mesmos problemas e que não são comuns numa equipe profissional de futebol. Entram todos os cruzamentos pelo lado direito defensivo. Esses mesmos, não têm corte da defesa e assim como foi nessa primeira fase, Papa João Paulo III tem que salvar mais uma vez.

O Santos tem muita dificuldade de encontrar espaços numa defesa minimamente bem postada e recuada. Isso porque não há movimentação e claro, para isso o campo estava incapaz de receber uma partida tecnicamente razoável. 

Os grandes lances do Santos em 2023, foram a partir da velocidade de seus pontas. Especialmente na goleada sobre a Portuguesa, Lucas Lima temperou esse tipo de jogada.

FICHA TÉCNICA
CEILÂNDIA 0 X 1 SANTOS

Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

Cartões amarelos: Andry, Euller (Ceilândia); Marcos Leonardo (Santos)

GOL: Joaquim, aos 28 do 2ºT (Santos)

CEILÂNDIA: Henrique; Julio Oliveira, Euller, João Afonso e Andrey; Chiba, Geovane e Dogão (Filipe Cirne); Gabriel Guimarães (Felipe Clemente), Milla e João de Deus (Maycon)
Técnico: Adelson de Almeida

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández, Dodi (Balieiro) e Lucas Lima (Lucas Barbosa); Ângelo (Lucas Braga), Mendoza (Ivonei); Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann
Joaquim marcou seu primeiro gol com a camisa Santista


NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Na única bola em que foi exigido na partida, salvou o Santos com uma defesa de reflexo com o pé. - 7,0

João Lucas - Tem uma avenida na sua lateral. Segue com o problema de marcar com muita distância. - 4,0

Maicon - Tem deficiência na bola cruzada, mas salvou o Santos com um corte no momento em que o Peixe mais sofria na partida. - 5,5

Joaquim - Marcou seu primeiro gol com a camisa Alvinegra. É um zagueiro com mais velocidade e presença defensiva do que qualquer outro do elenco. - 7,5

Felipe Jonatan - Ainda não está no seu auge físico e por isso, está se limitando à linha defensiva. - 6,0

Rodrigo Fernández - Puro brigador. Muito desarme, pouca qualidade na sáida. - 5,5

Dodi - Uma grande capacidade de estar em todo lugar do campo. Foi prejudicado pela deficiência do campo. - 6,5

Lucas Lima - Não foi brilhante como nas duas últimas partidas. Caiu junto com o time durante a partida, só fez bem os 15 primeiros minutos. - 5,5

Ângelo - Jogou mais perto do gol e buscou a finalização, mas tem problemas no quesito. Perdeu duas grandes oportunidades no começo do jogo. - 4,5

Marcos Leonardo - Brigou muito, saindo da área e mais uma vez trombando com os zagueiros. Outro que teve sua qualidade na finalização prejudicada pelo campo. - 6,0

Mendoza - Um jogador de qualidade técnica e cerebral muito questionável. Puro fazedor de gols, mas não pode dar mais de dois toques na bola que já se perde. - 4,0

Lucas Braga - É um jogador de drible longo. Com um campo nessas condições, teve seu futebol prejudicado. - 5,0

Ivonei - Mesmo em posição errada, ajudou na movimentação da equipe. - 6,0

Lucas Barbosa - Ainda conseguiu incendiar o lado direito. - 5,5

Lucas Pires - Mesmo jogando 11 minutos, sofreu defensivamente. - 5,0

Balieiro - SEM NOTA.

(*) Pedro La Rocca - Estudante de Jornalismo, repórter na Rádio 365 e na Web Rádio Piabanha

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.