MAIS DO QUE O FUTEBOL, RESULTADO PREOCUPANTE

Publicado às 21:43 deste sábado, 28 de janeiro de 2023

(*) Pedro La Rocca

Dando início efetivamente na parceria Vila-Canindé, neste sábado (28) o Santos, dentro de campo, decepcionou mais uma vez. O empate em 1x1 contra a Ferroviária marcou o quarto jogo sem vencer e terceiro empate seguido do Peixe. John Kennedy abriu o placar para os afeanos e Mendoza empatou, marcando seu primeiro gol com a camisa Santista.

O técnico Odair Hellmann mais uma vez promoveu mudanças na equipe e não repetiu a escalação pela quinta vez consecutiva. Dodi, Mendoza e João Lucas voltaram à titularidade. Fernández (lesionado), Ângelo e Nathan perderam vaga.

O Santos não fez um primeiro tempo tenebroso, como vinha sendo, mas chegava no último terço, bola no Soteldo e seja o que Deus quiser. A primeira (e única) chance do Santos abrir o placar foi aos seis minutos. Mendoza tentou cruzar e a bola passou perto da trave. 

A Ferroviária, que fez a estreia do Elano como treinador, entrou com uma proposta de se defender. Linha de cinco, bloco baixo e saída aos contra-ataques. Com a dificuldade do Santos de furar linahs e bloqueios, a proposta vinha dando certo. 

O jogo adversário foi tão adverso ao que o Santos, com sua qualidade técnica sofrível, que aos 50 minutos sofreu gol de pênalti para John Kennedy. Sandry foi cobrir o espaço deixado por João Lucas e cometeu pênalti infantil. 

O time de Araraquara era muito pior tecnicamente, mas o Santos não tem um minímo de aproximação, busca pelo espaço vazio, o meia não quebra linha com passe ou com condução. 

No segundo tempo, o futebol foi ainda mais pobre de ideias. Porém com uma graça divina, Dodi, que é volante, faz uma jogada que o meia deve fazer.

O camisa 19 carregou a bola entre o espaço dado pelo zagueiro e lateral, achou Mendoza na segunda trave e o colombiano empatou para o Alvinegro. 

O goleiro Saulo não segurou uma bola, soltava todas, mas o Santos não finalizou uma no gol de fora da área. Dentro da "cozinha" era uma dificuldade para dominar a bola que lembrava os tempos de Angulo.

Foram 52 cruzamentos para 11 certos, para um centroavante de 1,74m. A Ferroviária, que só jogava no contra-ataque, deu 60 bolas longas. O Santos, que passou o jogo todo no campo adversário, deu 73.

São seis pontos em cinco jogos. 15 pontos em disputa até aqui, exatos 40% conquistados. Detalhe: Sem ter jogado nenhum clássico. Se a Inter vencer amanhã (29), a partida contra o Ituano, o Santos será o lanterna do grupo.

A ideia de abrir o bolso só para o Brasileiro, é de uma negação com o tamanho da urgência. 

O Santos volta a campo no próximo sábado (04), para enfrentar o primeiro clássico da temporada contra o Palmeiras no Morumbi, às 18:30.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 FERROVIÁRIA

Local: Canindé, em São Paulo (SP)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza

Cartões amarelos: Marcos Leonardo, Soteldo (Santos); Léo Santos, Ronaldo Alves (Ferroviária)

Público: 11.573

Renda: R$ 536.355,00

GOLS: Mendoza, aos 14 do 2ºT (Santos); John Kennedy, aos 49 do 1ºT (Ferroviária)

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Nathan), Messias, Bauermann e Lucas Pires; Dodi, Sandry (Rwan Seco)e Carabajal; Mendoza (Lucas Braga), Marcos Leonardo e Soteldo (Ângelo). Técnico: Odair Hellmann

FERROVIÁRIA: Saulo; Heitor, Alisson Cassiano, Ronaldo Alves, Léo Santos (Augusto) e Kelvyn; Pablo, Rafael Costa e Thomaz (Álvaro); John Kennedy (Bernardo) e Ytalo (Galdezani). Técnico: Elano 

Mendoza fez seu primeiro gol pelo Santos

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - A bola não chegou no jogo inteiro, com excessão do pênalti, que segue com a mesma sina de não defender os próprios. - 5,0

João Lucas - Foi deficiente na marcação, deixou espaço no lance do pênalti. No ataque, eficiência de 1/8 em cruzamentos, 12,5%. - 4,0

Messias - Seguro, não sofre na bola aérea. Tem dificuldades com os contra-ataques do adversário, por ser lento. - 5,5

Bauermann - Muita dificuldade na saída de bola. Não vive boa fase. - 4,5

Lucas Pires - Precisa voltar para o banco. Muito espaço nas costas e está nulo no ataque. - 3,5

Sandry - Peca pelo excesso muitas vezes. Pênalti cometido de forma infantil. Não sabe ainda escolher a hora certa de dar bote ou não. - 3,5

Dodi - O melhor do Santos na partida. Mesmo sendo volante, o camisa 19 fez jogada de meia no gol Santista. - 7,0

Carabajal - Mais lento que uma tartaruga grávida com a bola. Muita dificuldade de encontrar espaços. - 3,0

Soteldo - Sobrecarregado de funções. Bola nele e reza. - 6,0

Marcos Leonardo - Saiu mais da área para jogar, senão é um a menos, porque a bola não chega. - 6,0

Mendoza - Antes do gol não vinha fazendo bom jogo. Peca muito nas tomadas de decisão. - 6,5

Rwan - Pouco participativo. Entrou de meia, não é a dele. Perdeu um gol inacreditável ao final da partida, poderia ter cabeceado, preferiu dominar. - 4,5

Nathan - Não vai uma no fundo, mesmo tendo tapete vermelho para tal ação. - 4,0

Lucas Braga - Em quase 15 minutos em campo, não conseguiu ser muito efetivo, porém tentou jogadas individuais. - 5,5

Ângelo - O que menos tocou na bola (5), sumido. - 4,5

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e comentarista na Web Rádio Piabanha

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.