VITÓRIA MARCADA PELA MUDANÇA NO MEIO-CAMPO

Publicado às 23:34 desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022

(*) Pedro La Rocca

Em noite estrelada pelos Meninos da Vila, o Santos encerrou a 31ª rodada do Brasileirão com vitória sobre o Juventude por 4x1.  Nesta segunda-feira (10), o Peixe voltou a vencer uma partida por três gols de diferença após cinco meses (4x1 contra o Cuiabá). Com gols de Lucas Braga (duas vezes), Marcos Leonardo e Madson para o lado Santista e Nazário que descontou aos gaúchos, o Peixe encerra a rodada com 40 pontos e ocupa a 11ª posição.

Para a partida, o técnico Orlando Ribeiro mudou forçadamente a lateral-direita e a ponta-esquerda, onde Nathan (suspenso) e Soteldo (lesionado) deram lugar a Auro e Lucas Braga. Por opção técnica, Lucas Barbosa tomou a vaga do Luan.

A mudança serviu para que o Peixe não dependesse tanto do Fernández na marcação. Mas não surtiu efeito, já que tinha um espaço grande entre as linhas do Peixe.

Os primeiros 20 minutos foram sofríveis para o Santos, quando trouxe preocupações ao João Paulo, que sujou o uniforme duas vezes no ínicio da partida. O lanterna da competição foi muito perigoso a um Santos exposto e desprovido de marcação.

Aos 23 minutos, em jogada do Ângelo pela esquerda (alternou com o Braga entre os lados direito e esquerdo), a bola sobra no pé do Sánchez que chuta para linda defesa do goleiro. No rebote, Lucas Braga abre o placar.

O gol mudou o rumo da partida, já que o Juventude não tem força de elenco para ser perigoso com o placar negativo. O Peixe controlou o resto da primeira etapa e foi ao vestiário com uma vitória pelo placar mínimo.

No intervalo, o interino Orlando Ribeiro promoveu três mudanças que melhoraram muito a equipe do Santos. Sandry, Ed Carlos e Madson entraram nos lugares de Sánchez, Lucas Barbosa e Auro, respectivamente.

Sandry deu intensidade na marcação do meio-campo, além da qualidade na saída de bola. Ed Carlos trouxe criação ao meio-campo Santista, que não possui nenhum jogador com as mesmas características.

E assim saiu o segundo gol. Após lançamento do Ed Carlos, Marcos Leonardo recebe em diagonal e encobre o adiantado goleiro Pegorari. O golaço prova mais uma vez que o camisa nove precisa de alguém que o abasteça.

O terceiro veio a partir da última mudança do intervalo. Felipe Jonatan cruza e Madson cabeceia forte no gol gaúcho. O lateral voltou a ser relacionado após ficar fora por opção técnica e recentemente por uma fratura na mão.

O quarto gol do Peixe saiu após passe do Lucas Braga ao Ângelo, que solta novamente para o camisa 30 marcar seu segundo gol na partida. 

O visitante descontou aos 33 minutos, após chute de fora da área de Bruno Nazário. O gol rival escancarou a maior dificuldade do Santos na partida, o espaço entre linhas.

A vitória Santista se deu à mudança no meio-campo, que precisa de uma sequência nas próximas partidas, pois além de dar intensidade defensiva no meio-campo, traz criação no campo ofensivo.

Além disso, vitória estrelada pelos Meninos da Vila, que mais uma vez provaram que a base sempre salva e precisa ser carro-chefe da montagem do elenco para 2023.

O Alvinegro volta a jogar na próxima segunda-feira, quando vai à Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, atual 13º colocado. A bola rola às 20 horas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 JUVENTUDE

Competição: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 10 de outubro de 2022 (segunda-feira)

Cartões amarelos: Lucas Barbosa (Santos)

GOLS: Lucas Braga, aos 24 do 1ºT e aos 30 do 2ºT, Marcos Leonardo, aos 8 do 2ºT, Madson, aos 17 do 2ºT (Santos); Bruno Nazário, aos 32 do 2ºT (Juventude)

SANTOS: João Paulo; Auro (Madson), Luiz Felipe, Bauermann e Felipe Jonatan; Fernández (Camacho), Sánchez (Sandry) e Lucas Barbosa (Ed Carlos); Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga (Miguelito)
Técnico: Orlando Ribeiro

JUVENTUDE: Pegorari; Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Thalisson e Moraes; Elton; Chico Kim (Bruno Nazário) e Jadson (Yuri Lima); Capixaba (Felipe Pires), Pitta e Rafinha
Técnico: Lucas Zanella (interino)
O boliviano Miguelito fez sua estreia no profissional do Alvinegro Praiano

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - O melhor goleiro do Brasil trabalhou no início do jogo. Após o primeiro gol, ficou isento de defender. Não teve culpa no gol do adversário. - 6,5

Auro - Limitou-se à marcação, tendo alguns lampejos de aparição no ataque. - 5,5

Luiz Felipe - Não foi brilhante, mas fez o simples e não se complicou. - 6,0

Bauermann - Evoluiu em relação às últimas partidas em que falhou. - 6,0

Felipe Jonatan - Teve participação importante na construção das jogadas a partir da defesa. É um lateral construtor, que não tem velocidade, mas sabe jogar com a bola. - 7,0

Fernández - Autor do maior número de faltas no jogo (cinco), faz o jogo sujo como poucos no elenco Santista. - 6,5

Sánchez - Qualidade técnica é indiscutível, mas a parte física não está acompanhando o atleta de 37 anos. - 5,5

Lucas Barbosa - O atleta entrou para oferecer proteção entre linhas, mas jogando como meia, foi pouco participativo. - 5,0

Ângelo - Aos poucos o Menino de 17 anos vai melhorando as tomadas de decisão, e sai de campo após fazer uma das melhores partidas na temporada. - 7,5

Marcos Leonardo - Quando abastecido, mostra sua qualidade de finalizar. Gol mais que merecido. - 7,5

Lucas Braga - Além de ser muito útil taticamente, contribuiu com dois gols na goleada do Peixe. - 8,0

Sandry - O jogador do elenco que melhor faz o box-to-box, oferecendo intensidade e qualidade nos três terços do campo. 7,0

Ed Carlos - Sua estreia foi recente no profissional, porém mostra qualidade no passe, que é essencial no setor que o Santos mais carece, o de criação. - 7,0

Madson - Em seu retorno, marca um gol com sua maior e única alta qualidade, o cabeceio. - 7,5

Miguelito - SEM NOTA

Camacho - SEM NOTA

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e comentarista na Web Rádio Piabanha


0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.