DATA DO JULGAMENTO DA VILA CONFIRMADA

Publicado às 13:37 desta terça-feira, 02 de agosto de 2022


(*) Por Pedro La Rocca

Na manhã desta terça-feira (02), o STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) marcou a data do julgamento Santista, após invasão no gramado da Vila Belmiro em partida contra o Corinthians no dia 13 de julho, válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O orgão de justiça confirmou a data para o dia 10 de agosto.

Após denúncia da Procuradoria do STJD, o Peixe foi incluso no artigo 213, parágrafos I, II e III. O artigo 213, conta com pontos chaves para o futuro da temporada Santista, como perda de mando de campo, de um a 10 jogos e multa de 100 a 100 mil reais.

O Peixe, contudo, pode ter "carta na manga" para diminuir ou até mesmo se livrar da punição. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que "a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade."

Horas depois do ocorrido, o Peixe lançou uma nota oficial, desculpando-se pela situação:

"O Santos FC lamenta os fatos ocorridos ao final da partida contra o Corinthians, na noite de quarta-feira (13), na Vila Belmiro. O Clube não pode compactuar com atitudes agressivas, contra tudo o que o esporte prega, e lamenta ter sido palco para que vândalos travestidos de torcedores agissem como marginais.

Leonardo Valeriano de Souza, Lucas da Silva Ramos, Cristopher Barbosa Barcelos, Matheus da Silva Pereira e Gabriel Andrade dos Santos foram detidos e identificados pela Polícia Militar, já tendo sido elaborados os respectivos Boletins de Ocorrência com a aplicação de pena restritiva de direitos aos mesmos, consistente em multa pecuniária em favor do Estado, denúncia junto ao Ministério Público.

Dos cinco, o Santos FC já identificou que Gabriel Andrade dos Santos pertence ao quadro de sócios do Clube e iniciará o processo de expulsão. Eventuais danos financeiros que o Clube venha a sofrer, em razão dessa ocorrência, serão cobrados judicialmente dos infratores.

O Santos FC se desculpa com toda a sua torcida, com os atletas do time adversário, com a CBF e com o público em geral que assistiu a esses atos inaceitáveis".

(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e comentarista na Web Rádio Piabanha

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.