A BASE SEMPRE SALVA

Publicado Às 09h00 desta quarta-feira, 1 de novembro de 2017.
Se tem um clube que tem como DNA, formar jogadores em casa, esse é o Santos. Além de atletas, o Peixe também vem dando oportunidade nos últimos anos, a novos treinadores. Foi assim com Marcelo Martelotte, Claudinei Oliveira, Marcelo Fernandes (campeão paulista em 2015) e agora chegou a vez de Elano, que comandará a equipe principal nos últimos sete jogos. Com uma vitória apenas nos últimos cinco jogos, o Peixe ainda tem chances matemáticas pelo título nacional. Uma vitória diante do Atlético-MG, no próximo sábado (4) e se o SCCP não vencer o Palmeiras, no dia seguinte, o alvinegro praiano entra nas últimas rodadas, no máximo a quatro pontos do líder. Não seria hora de fazer algo diferente? O Santos tem essa surpresa? Tem sim, nas suas categorias de base e atendem pelos nomes de Rodrygo e Yuri.

Pelas informações que o Blog do ADEMIR QUINTINO colheu no começo desta semana, assim que a direção técnica do time começou os trabalhos visando a partida diante do Galo, o interino Elano pediu para que o centroavante Yuri Alberto, um dos santistas que estiveram com a Seleção Brasil que conquistou o terceiro lugar, no Mundial sub-17 da Índia, no último fim de semana, se apresente imediatamente ao time profissional. Entretanto, o centroavante de apenas 16 anos, deve ficar alguns dias, nas mãos do fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan. 

O outro jogador, a maior promessa do clube nos últimos anos (e minha pessoal, quem me acompanha sabe disso, que sou apaixonado pelo futebol desse jovem), o atacante Rodrygo, deve ser chamado por Elano, até o fim dessa semana para se integrar ao elenco. O "crioulo" da camisa 11 do sub-17 santista já marcou 29 gols na temporada (24 gols em 23 partidas no estadual, dois na Copa do Brasil e três na Seleção Brasileira da categoria). 

Também com 16 anos, Rodrygo já foi alvo do futebol europeu. Antes de assinar seu primeiro contrato de profissional com o Peixe, o staff do jogador foi procurado pelos ingleses do Liverpool. Na Vila, desde 2011, o atleta chegou a ser observado por Dorival Junior, no primeiro semestre e o treinador tinha a intenção de começar a temporada de 2018 com o atacante no time de cima.

Sem Levir Culpi, que pouco utilizava garotos recém-promovidos no time, creio que chegou a hora de Rodrygo. Diversas vezes vi Elano acompanhando treinos e jogos das categorias de base, portanto, o novo comandante técnico santista sabe do potencial dessa "joia". 

Ainda creio que Rodrygo precise de um pouco mais de "caixa", de massa muscular magra, para aguentar a ira daqueles que não gozam do mesmo talento, mas com as deficiências que o elenco santista tem em algumas posições, principalmente na frente, onde quando não teve Bruno Henrique, foi um DEUS nos acuda, Rodrygo pode entrar aos poucos e daí ser avaliado a sua condição emocional, se ele vai precisar de mais ou menos tempo e se tiver a personalidade que eu acredito e tenho convicção que tem, ser o diferencial, ou no mínimo, um ótimo coadjuvante do alvinegro no final desse Brasileirão, para quem sabe, deslanchar nas próximas temporadas.

Nas últimas décadas, o alvinegro formou seus principais valores em casa - Diego, Robinho, Neymar. Por que não testar Rodrygo? Que a informação que o Blog colheu possa acontecer o mais rápido possível e o "menino talentoso da Vila" já possa ir para os treinos com as "feras" do profissional, o mais rápido possível. Se for já nesta quarta-feira (1), será melhor ainda. O Peixe treina nesta tarde, no CT Rei Pelé e enfrenta o Atlético-MG, sábado (4), às 17h, no estádio da Vila Belmiro.

Zito referência dentro e fora das quatro linhas.
ESTÁTUA DO ZITO

Na noite desta terça-feira (31), com direito a discursos carregados de emoção, o monumento que homenageia José Ely de Miranda, o Zito, um dos maiores meio-campistas da história do Santos foi inaugurado.

O médio-volante que conquistou 22 títulos com o manto alvinegro, entre eles o bi-mundial de 62 e 63 e também bi-campeão das Copas de 58 e 62 com a Seleção Brasileira, faleceu em 2015.

Além de capitão durante 15 anos no Peixe, Zito marcou como dirigente. Ele foi o responsável por cuidar e incentivar a promoção ao time profissional talentos como Robinho e Neymar.

Diversos jogadores que marcaram época no clube fizeram questão de marcar presença na solenidade. Entre eles, Pepe, Coutinho, Edu, Juary e Giovanni.

Eu, particularmente, me senti muito honrado em ter sido convidado para ser o mestre de cerimônia da solenidade que descerrou a enorme bandeira santista e em seguida todos puderam ver a estátua do "eterno capitão" a frente do estádio da Vila Belmiro. Como diz o hino do alvinegro mais famoso do mundo: "É um orgulho que nem todos podem ter".

strutura.com.br

ELEIÇÕES 2017

Tenho sido constantemente procurado por associados e torcedores do Santos que me perguntam, se vou escrever sobre os candidatos as eleições do Peixe, que acontecem em 9 de dezembro de 2017.

Sim, vou escrever e aproveito o ensejo para externar que eu não pretendo apoiar nenhum candidato. Entretanto, assim que todos eles registrarem suas respectivas chapas, pretendo entrevistá-los. 

Neste momento existem apenas pré-candidatos e ainda pode haver fusões, desistências e por essa razão, tenho propositadamente evitado em falar do assunto, mas assim que os mesmos registrarem no clube a sua intenção de concorrer ao pleito, vou procurar suas respectivas assessorias, para que todos tenham o mesmo espaço aqui e possam demonstrar aos associados quem tem os melhores planos. 

Desejo do fundo do coração, que vença aquele que for melhor para o crescimento do maior alvinegro do planeta.

Enquanto esse momento não chega, seguem algumas informações. O associado que mora longe da Baixada Santista e quer mudar o domicilio eleitoral para votar em São Paulo tem até o dia 24 deste mês para realizar a alteração e isso pode ser feito por e-mail: domicilioeleitoral@santosfc.com.br. Basta fornecer o nome completo, CPF, número de matrícula e documento oficial de identidade.

A mudança também pode ser feito indo pessoalmente na Secretaria Social do clube (Rua Princesa Isabel, s/n, Vila Belmiro) ou ainda na Subsede de São Paulo (Av. Indianópolis, 1772 - Indianópolis, São Paulo).

Se o associado apto a votar nas eleições deste ano, não solicitar a alteração até 24 de novembro, terão como local de votação, o estádio da Vila Belmiro, independente de onde residam. 

O presidente eleito no mês que vem, comandará o clube nos próximo triênio (2018-2020).

Sub-15 marcou quase 120 gols. Melhor ataque do campeonato
SUB-11 E SUB-15 NAS SEMIFINAIS

Por questões de segurança, a Federação Paulista de Futebol alterou o dia em que São Paulo X Santos, pela primeira partida da semifinal do Paulista sub-15, se enfrentam. O jogo marcado para sábado em Cotia foi antecipado para sexta-feira (3), no mesmo local, às 9h da manhã. 

A justificativa é que no sábado, também no CT Laudo Natel, na Grande São Paulo, Palmeiras e São Paulo se enfrentarão na semifinal da categoria sub-17, Às 11h. Se o clássico San-São no sub-15 fosse mantido para o mesmo dia, aconteceria o encontro de três torcidas dos quatro grande de São Paulo. O jogo da volta está mantido para o sábado seguinte, dia 11, no CT Rei Pelé. O time dirigido por Gustavo Roma joga por dois empates para ir a decisão diante de Palmeiras ou Red Bull. Nos últimos três anos, o alvinegro da Vila ficou com o vice-campeonato. Em 28 jogos, o Peixe venceu 24, empatou três e perdeu apenas um jogo.

Já o sub-11 enfrenta, no domingo (5), às 10h30, em Bauru, o Noroeste, também na primeira partida da semifinal. Quem vencer o duelo, enfrentará na decisão Palmeiras ou SCCP.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.