SANTOS É DESTAQUE EM ESTUDO DE MERCADO DE CLUBES BRASILEIROS

Publicado às 21h35 desta quinta-feira, 11 de Maio de 2017.
A Divisão Sports Management BDO Brazil divulgou um estudo anual comparativo sobre o desempenho dos clubes brasileiros em 2016. É uma avaliação completa que analisa o desempenho dos 23 principais clubes do cenário nacional. 

Sobre o Santos, alguns números chamaram a atenção:

Enquanto o consolidado nacional aponta um crescimento de receita 29 %, o clube da Vila alcançou a marca de 74 %. Esse resultado fez o alvinegro pular para a 3ª posição no ranking analítico individual, que compara receita com despesa.

Com os valores arrecadados na temporada passada, o grau de endividamento geral do clube sofreu uma queda de 13 %. 


O endividamento financeiro bancário também sofreu um decréscimo de 44% em 12 meses. Sendo assim, a atual gestão diminuiu, segundo o estudo, em quase pela metade as dívidas com as instituições bancárias, no último ano.

Mas ainda há muito a se melhorar. Atualmente, o Peixe possui uma certificação de gestão CLASSE B (a maior dada aos clubes nacionais pela CBF/Conmebol). Porém, o clube corre para buscar atingir a certificação CLASSE A, do mesmo ranking. 

Recentemente, o Santos obteve padrão de Excelência A junto a Ambev (gestora do projeto “Movimento por um Futebol Melhor”), e atende as exigências do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT). 

Segundo a direção santista, as ações seguem o Planejamento Estratégico, aprovado no final de 2016 pelo Conselho Deliberativo do clube que tem como objetivo um crescimento na saúde financeira ao longo dos próximos anos. Outras séries de medidas estão sendo providenciadas para que a administração esteja apta a receber, ainda neste semestre, as alterações de reestruturação necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas.

Mesmo ao torcedor que deseja efetivamente comemorar títulos, fica a expectativa de que as medidas tenham os efeitos esperados e a médio e longo prazo o clube possa colher os frutos destes projetos.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.