A HORA DA COPINHA

Publicado às 16h13 deste sábado, 31 de dezembro de 2016.
Considerado o clube revelador de talentos no país, o Santos segue em fase de preparação para a estréia na Copa São Paulo de futebol Jr's. O Peixe estréia no dia 4 de janeiro, às 21h, na Arena Barueri, diante do Floresta-CE. O time do técnico Marcos Soares está no grupo 25, que além dos cearenses ainda tem o Audax de Osasco e o Rio Branco do Acre.

A edição de 2017 contará com um recorde de participantes: serão 120 clubes distribuídos em 30 grupos de quatro equipes cada. Se classificam para a próxima fase, os dois melhores de cada chave. A partir de então, com os cruzamentos estabelecidos, a disputa torna-se eliminatória, em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a definição vai direto para os pênaltis.

Outra novidade é que cada treinador poderá fazer até seis substituições durante os jogos. Para que as partidas não sejam interrompidas por muito tempo, as alterações deverão ser feitas em até três paradas. A mudança foi adotada pela FPF após conversas com profissionais das categorias de base, que já adotaram tal procedimento nos estaduais das divisões menores, este ano.

O Peixe tem problemas para a disputa que já venceu em 1984, 2013 e 2014. O time não terá o zagueiro Robson Bambu que está à disposição da Seleção Brasileira da categoria. Além dele, Matheus Oliveira e Arthur Gomes, ambos com idade para jogar a Copinha, estão totalmente integrados ao time profissional de Dorival Junior. Soma-se a isso, a contusão do lateral Igor, com problemas na coxa e que não deverá ser inscrito. Outro que corre o risco de ficar fora é o meia-atacante Alexandre Tam, jogador que eu particularmente, gosto bastante. Ele se recupera de dores na coxa e corre contra o tempo para participar da maior competição das categorias de base do país. Outra ausência sentida é Diogo Vitor, único remanescente da campanha vitoriosa de 2014. O jogador que já jogou no time de cima, mas teve problemas extra-campo, inclusive com faltas em alguns treinamentos, teve uma lesão grau 3 nas finais do estadual e também é desfalque certo.
"Precisamos melhor algumas coisas, ter atenção em certos lances, mas feliz por ver o time evoluindo bem para encarar a Copa São Paulo. Perdemos jogadores importantes, por motivo de Seleção, lesão e outros, mas temos peças boas para reposição.”, disse o treinador Marcos Soares após a vitória no jogo-treino sobre o Taubaté por 4 a 1, no meio de semana.
A lista definitiva com os inscritos só será divulgado apenas 24 horas antes da estréia da equipe, ou seja, apenas na terça-feira (3).

O alvinegro tenta apagar as duas últimas participações ruins na competição. Em 2015 e em 2016, o time foi eliminado precocemente. Este ano, o time caiu no primeiro mata-mata após a fase de grupos, em partida realizada na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, ao perder para o Ceará na disputa de pênaltis por 3 a 2, após a igualdade sem gols, no tempo normal.

Quanto ao time que deve começar a competição, ainda não está definido. O treinador tem feito treinos com os portões fechados a imprensa.

Até para o torcedor ter uma ideia de uma provável escalação do Santos, arrisquei uma formação que acredito ser próxima do que deve ir a campo, na próxima quarta-feira. Fernando Castro; Jonathan, Matheus Guedes, Gabriel Casanova e Arthur Bote (Gleison); Guilherme Nunes, Giovane, Alessandro e Ewerton Tom Tom, Léo Souza e Richard Luca.

  

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.