O SONHO DE SER O PRIMEIRO BRASILEIRO TETRA-CAMPEÃO CONTINENTAL

Publicado às 03h10 desta quarta-feira, 18 de dezembro de 2019.
O Santos conheceu na noite desta terça-feira (17), os seus adversários na Libertadores da América de 2020. O alvinegro da Vila está mo Grupo G, ao lado de Olimpia, do Paraguai, Delfín, do Equador, e Defensa Y Justicia, da Argentina. Duas equipes se classificam para a fase de mata-mata da competição continental.

Teoricamente, o Peixe se deu bem no sorteio, entretanto, na prática pode ser meio 'traiçoeiro' já que tem entre outros, como um dos adversários, os paraguaios do Olimpia, um clube que já foi tri-campeão (79, 90 e 2002) e o único time sul-americano que chegou em finais de Libertadores em todas as décadas da competição, disputada desde 1960. Em 2013, o time de Assunção, esteve pela última vez em uma decisão, diante do Atlético-MG e ficou com o vice após ser derrotado, no Mineirão.

Outra força emergente do futebol continental que está na chave do Glorioso da Vila é o Defensa y Justiça, vice-campeão da super liga Argentina. Em sua primeira partida oficial fora do seu país, em 82 anos de fundação, pela Copa Sul-Americana, no dia 11 de maio de 2017, o clube fez história ao eliminar o favorito São Paulo, em pleno Morumbi, após empatar o primeiro jogo em casa por 0 a 0 e na volta no Brasil, saiu atrás do placar, mas logo depois empatou a partida que terminou em 1 a 1, resultado que classificou os argentinos para a segunda fase do torneio.

Por fim, considerado o 'azarão' do grupo é o Delfin, campeão equatoriano deste ano. O clube não é da capital do seu país e tem sua sede na cidade de Manta. Fundado em 1989, subiu para a principal série do futebol de seu país em 1996 e em 2019, pela primeira vez conseguiu o título nacional.

Será a 61ª edição da competição de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). A última participação do Santos, tri-campeão em 62,63 e 2011 foi em 2018, eliminado nas oitavas de final após dois empates diante do Independiente-ARG em 0 a 0, porém, punido por ter usado o meia Sánchez que tinha um jogo de punição a cumprir pelo River e com isso, o Peixe foi penalizado e a partida que terminou empatada na Argentina sem gols foi considerada pela entidade máxima do futebol continental como 3-0 para o rival.

Por falar em punição, o time da Vila foi penalizado com duas partidas com portões fechados quando mandante, em razão do jogo de volta diante do mesmo Independiente, no Pacaembu, que não terminou devido a vários incidentes nas arquibancadas. O clube praiano pagou um jogo de condenação na Copa Sul-Americana deste ano, diante do River-URU e tem mais um jogo a cumprir.

Os outros paulistas no torneio ficaram da seguinte forma no sorteio. O SCCP entra na pré-Libertadores, e irá enfrentar o vencedor de Guaraní, do Paraguai, e um clube boliviano ainda não definido. Se avançar, o time de Itaquera vai encarar o vencedor de Cerro Largo, do Uruguai, e Palestino, do Chile, na terceira fase. 

Caso chegue à fase de grupos, o atual tri-campeão paulista  entra no Grupo B, que tem o rival Palmeiras como cabeça de chave, além de Bolivar, da Bolívia, e Tigre, da Argentina. 

Já o São Paulo está no Grupo D, com River Plate, da Argentina, LDU, do Equador, e Binacional, do Peru. 

Entre os clubes brasileiros, o Santos (62,63 e 2011), o São Paulo (92,93 e 2005) e o Grêmio (83, 95 e 2017), são os maiores vencedores com três conquistas, cada um.

Confira as demais chaves da Libertadores,que terá a decisão no estádio do Maracanã em Novembro do ano que vem: 

1ª fase da Pré-Libertadores
1º confronto: Bolívia 4 x Guaraní (PAR)
2º confronto: Carabobo (VEN) x Universitario (PER)
3º confronto: Progresso (URU) x Barcelona (EQU)

2ª fase da Pré-Libertadores
1º confronto: (Carabobo x Universitario) x Cerro Porteño (PAR)
2º confronto: Cerro Largo (URU) x Palestino (CHI)
3º confronto: Independiente Medellín (COL) x Deportivo Táchira (VEN)
4º confronto: Macará (EQU) x Deportes Tolima (COL)
5º confronto: Chile 4 x Internacional
6º confronto: Bolívia 3 x Atlético Tucumán (ARG)
7º confronto: E1 (Bolívia 4 x Guaraní) x SCCP
8º confronto: E3 (Progresso x Barcelona) x Sporting Cristal (PER)

Fase de grupos
Grupo A
Flamengo
Independiente Del Valle
Junior Barranquilla
G1

Grupo B
Palmeiras 
Bolívar
Tigre
G2

Grupo C
Peñarol
Colo-Colo
Athletico-PR
Representante da Bolívia

Grupo D
River Plate
São Paulo
LDU
Binacional-PER

Grupo E
Grêmio
Universidade Católica
América de Cali
G4

Grupo F
Nacional 
Racing
Allianz Lima
Estudiante de Mérida

Grupo G
Olímpia
Santos
Denfín
Defensa y Justicia

Grupo H
Boca Juniors
Libertad
Caracas
G3

strutura.com.br

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.