VICE-LÍDER

Publicado às 23:34 deste sábado, 09 de março de 2024

(*) Pedro La Rocca

Depois de oito anos, o Santos voltou a ter uma vaga entre os dois primeiros colocados da classificação geral. Venceu a Inter de Limeira por 3x2 e terminou a primeira fase apenas atrás do Palmeiras, o que dá condições ao Peixe de jogar ou decidir em Vila Belmiro contra qualquer outro adversário no mata-mata. Furch (duas vezes) e Cazares marcaram os gols do Alvinegro, enquanto Quirino, também de forma dupla, vazou o goleiro João Paulo.

Já classificado, Carille fez cinco mudanças no time titular. Aderlan e Pituca, pendurados, foram poupados. Guilherme foi sacado pela parte física, Schmidt por indisposição estomacal e Morelos por questões técnicas. Felipe Jonatan, Nonato, Pedrinho, Rincón e Furch tomaram as lacunas deixadas na equipe.

Com 10 minutos o Santos já havia finalizado com perigo ao gol de Max em duas oportunidades, com Gil de cabeça e Otero de falta. O zagueiro cabeceou por cima aos seis e o atacante bateu falta obrigando o goleiro a ir buscar no cantinho. 

Com 12, o primeiro susto Santista. Felipe Jonatan tentou dar caneta no início do segundo terço e deu contra-ataque para a Inter. Com a defesa mais aberta que coração de mãe, Nonato derrubou Lima e o árbitro marcou penalidade máxima. Quirino bateu com segurança no meio do gol e deslocou João Paulo.

Ainda com dificuldades de criar jogadas, o empate Alvinegro chegou aos 16 minutos. Otero fez jogada individual e cruzou na cabeça de Furch. 

O segundo gol dos visitantes foi ainda mais absurdo. Saiu aos 23. César cruzou da esquerda, dentro da área a bola chegou na direita e Bochecha furou, mas Quirino guardou. Nonato e Rincón estavam os dois na direita defensiva do Peixe e deixaram a entrada da área livre.

Se tem algo que Carille se destacou neste início de trabalho, foi a organização defensiva. Contra Palmeiras e Novorizontino sofreu os mesmos dois gols da Inter, mas por competência dos outros, não incompetência própria como nesse sábado (09). Além de nas duas oportunidades de gol, a defesa estar completamente aberta, a marcação da origem até o último passe foi frouxa.

E no segundo tempo, demorou para mexer no time. O treinador só fez a primeira leva de mudanças com 23 minutos colocando Schmidt, que mudou o meio-campo da partida, Jair, zagueiro promissor que pode ser titular no decorrer da temporada com uma hipotética saída de Joaquim e Chermont, que estreou (bem) como profissional.

Sorte do Santos que 13 minutos antes, Pedrinho sofreu pênalti e Furch estufou os barbantes da rede.

A virada veio aos 38 minutos com Cazares. O meia, que estava de novo mal no jogo, recebeu presente de Galdezani e só teve o trabalho de tirar do goleiro Max.

Sei que o se não entra no futebol, mas com exceção de duas jogadas individuais e um presente entregue da defesa adversária, o Peixe não jogou. Entendo que são 11 escalações diferentes em 12 jogos, mas o Santos contra a Inter de Limeira precisa dar volume e com qualidade.

Aconteceu o contrário. Em ambos tempos, mas principalmente no primeiro, achei que a Inter jogava em casa, com tamanha facilidade no momento com bola.

Para não dizer que "larguei" as flores, feliz pela reestreia de Jair e estreia de Chermont. Os dois tiveram personalidade e o lateral-direito (2006) quase marcou um gol.

Não é muito a do Carille, mas o Santos é diferente dos demais. Para que Rodrigo Ferreira se o guri estreou já dessa forma, principalmente para ser opção ao Aderlan. Souza e Chermont são promissores, mas obviamente tem muito a evoluir, mas com 18 anos, tempo não falta.

Reitero a mesma fala para a comparação Patati\Marcelinho.

A base, apesar de maltratada, salva. A garotada precisa de minutos na série B. Ainda mais que hoje tem referências no time titular.

Importante terminar a primeira fase como vice-líder, para ter as quartas em casa, mas o futebol precisa crescer se quiser ir longe no estadual e, consequentemente, recuperar a autoestima do Santista, que tanto sofreu.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 2 INTER DE LIMEIRA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Público: 10.797
Renda: R$ 515.270,00
Cartões amarelos: João Schmidt (Santos); João Felipe, Diego Jussani (Inter de Limeira)

GOLS: Furch, aos 16 do 1ºT e 10 do 2ºT, e Cazares, aos 39 do 2ºT (Santos); Quirino, aos 15 e 23 do 1ºT (Inter de Limeira)

SANTOS: João Paulo; Hayner, Gil, Joaquim (Jair) e Felipe Jonatan (JP Chermont); Tomás Rincón, Nonato (João Schmidt), Otero e Cazares; Furch (Morelos) e Pedrinho (Weslley Patati).
Técnico: Fábio Carille

INTER DE LIMEIRA: Max Walef, JP Galvão, Diego Jussani (Guilherme Mariano), Matheus Mancini e César Morais; Emerson Santos, Lima (Kaue), Gustavo Bochecha e Albano; João Felipe (Gabriel Silva) e Quirino (Rafael Silva).
Técnico: Júnior Rocha
Otero foi o melhor em campo

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS

João Paulo - Tira os gols, onde não teve culpa, olhemos o todo. Foi mal com os pés, inclusive quase deu um gol ao adversário no segundo tempo. - 5,0

Hayner - Foi triatleta. Correu, pedalou e nada. Faltou pensar. Tomadas de decisão ruim. - 4,5

Gil - Segurança em pessoa. E ainda uma calma absurda. 7,5

Joaquim - Não gostei. O zagueiro não vem bem há duas partidas, no mínimo. Acho bom jogador, mas a fase não está legal. - 4,5

Felipe Jonatan - Tentou dar caneta e deu o primeiro gol ao adversário. Precisa voltar a jogar por dentro, tem ficado muito preso à linha lateral, não tem explosão. Quando o time tem a bola, tem que vir por dentro. - 4,5

Rincón - Inteligente nos quesitos tático e técnico, mas estava no bolo de falhas do segundo gol. - 5,5

Nonato - Seu jogo tem que ser apoiado. Em outro estilo de jogo, fica perdido. - 4,0

Cazares - Com exceção do gol, pouco produziu - de novo. - 4,5

Pedrinho - Péssimo no primeiro, razoável no segundo. Sofreu o pênalti do empate. Peca na tomada de decisão. - 4,5

Furch - Presença de área, dois gols e ganhou cinco de nove no alto. Bem demais. Para mim, o titular. - 7,5

Otero - O cara do jogo. Ganhou 13 de 14 duelos, acertou cinco de seis dribles e vai fazer o lateral César ter pesadelos. - 8,0

Schmidt - Voltou a jogar bem. Entrou e mudou a dinâmica do meio-campo Alvinegro. - 6,5

Jair - Entrou nervoso, espanou duas vezes, mas depois se recuperou e fez duas boas aparições com e sem a bola. Extremamente promissor. - 6,0

Chermont - Teve personalidade. Bom posicionamento. Quase matou a partida com um golaço de canhota. - 6,5

Patati - Apesar de não estar no ideal, melhorou a tomada de decisão. Vejo que no meio da temporada estará forte na briga pela titularidade. Outro que quase marcou após grande jogada individual. - 6,0

Morelos - SEM NOTA
(*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo e repórter no Esporte por Esporte.

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.