VEM AÍ O BRASILEIRO DE ASPIRANTES

Publicado às 15h10 desta terça-feira, 17 de outubro de 2017.
Um desejo antigo de muitos clubes e da CBF vai sair do papel. No final  deste ano será realizada a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, uma competição que vai ajudar os clubes do Brasil a darem mais tempo para os jogadores formados na base mostrarem seu potencial e vai preencher uma lacuna na transição do jogador ao nível profissional. A competição começa à partir do dia 22 e o Santos estréia dia 24, em Curitiba, diante do Atlético-PR e a disputa rola até 29 de novembro. 

Considerada uma das categorias de base que mais revela no país, o Peixe vai atuar com o time B do técnico Kleiton Lima (foto). A equipe também está envolvida nas finais da Copa Paulista e à partir deste sábado (21) enfrenta a Ferroviária, pelas quartas de finais.

Além de alvinegro da Vila e do Furação, Atlético/MG, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional e São Paulo vão protagonizar as primeiras partidas de uma competição que já começa embalada por clássicos e que coloca frente a frente grandes forças do futebol nacional. O Esporte Interativo adquiriu os direitos de transmissão exclusivos para a competição e vai exibir todas as partidas para todo o Brasil.

A categoria foi batizada de Aspirantes, porque será disputada por jogadores que ainda lutam por uma vaga na equipe principal. A maioria dos atletas terá até 23 anos, mas será permitida a escalação de três jogadores, além do goleiro, com idade superior. A ideia é que eles consigam ter ritmo de jogo e competitividade, além de revelar as promessas para a torcida, antes que eles estreiem na categoria profissional.

Na primeira edição, os dez clubes serão divididos em dois grupos em que todos se enfrentam em jogos de ida e volta. O Peixe está no grupo B que também tem Atlético/PR, Grêmio, Atlético/MG e Botafogo. Já no Grupo A estão São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Coritiba e Figueirense.

Os dois melhores classificados de cada grupo jogam semifinais e finais também em confrontos de ida e volta. Segundo os organizadores da competição a escolha dos times foi baseada no ranking da CBF e o número de clubes aumentará para 14, a partir de 2018.

TRANSMISSÕES NA TV
O Esporte Interativo adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e se prepara para mostrar essa competição de maneira integral para o Brasil inteiro. Para 2017 está previsto exibir todas as partidas, numa decisão de dar visibilidade a todas as equipes, a exemplo do que é feito há alguns anos com a Copa do Nordeste.
Estamos satisfeitos em investir em uma competição que acreditamos e que temos certeza de que vai contribuir com o futebol brasileiro. Competições Aspirantes já foram sucesso no passado e faziam falta para a formação dos atletas. Queremos que os jogadores sejam vistos e sintam a responsabilidade da exposição em todos os sentidos. Nossa audiência pode esperar grandes partidas e os clubes certamente receberão jogadores mais maduros”, avalia Leo Lenz Cesar, Vice Presidente de Esportes da Turner.
Além de Atlético-PR x Santos, no dia 24, às 19h, a primeira rodada também terá:
22/10 – Botafogo x Atlético/MG – 20h00
23/10 – Cruzeiro x Figueirense – 20h45
25/10 – São Paulo x Internacional – 16h00

PAULISTÃO 2018

Aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na Federação Paulista de Futebol, o sorteio do Campeonato Paulista 2018. O Peixe estará no Grupo D ao lado de Red Bull, Botafogo e Mirassol. 

Na primeira fase, os times enfrentarão apenas adversários dos outros grupos, em turno único, num total de 12 partidas

Os dois primeiros de cada grupo se enfrentarão em partida única nas quartas de finais. Durante a fase de classificação, os times de um grupo não se enfrentam, assim como aconteceu nos anos anteriores.

O estadual começará dia 17 de janeiro e as finais estão previstas para os dias 1º e 8 de abril.


ESTÁTUA DO ZITO
Neste fim de semana, recebi e aceitei o convite para ser o apresentador da solenidade da inauguração da estátua do eterno capitão Zito, que ocorrerá na próxima segunda-feira (23), às 20 horas, em frente ao portão 6, do estádio de Vila Belmiro, na rua Princesa Isabel. A homenagem contará com vários ídolos santistas. 

Zito marcou como jogador nos anos 60 e dirigente do clube na década passada. Como atleta foi bi-campeão mundial pela seleção brasileira nas Copas de 58 e 62 e pelo alvinegro conquistou 22 títulos, entre eles os mundiais de 62 e 63. Como gerente foi fundamental para que os  jovens Robinho e Neymar fossem lançados rapidamente no time de cima. Zito faleceu em junho de 2015.

Fico honrado pelo chamamento de ter a honra dessa apresentação. Será uma homenagem inesquecível.


BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.