R7 E RC PELA ÚLTIMA VEZ

Publicado às 12h40 desta sexta-feira, 21 de novembro de 2014.
O clássico será entre Santos e São Paulo,  neste domingo (23), às 17h com transmissão da Terra SP - AM - 1.330, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a partida deve marcar o último encontro de Robinho e Rogério Ceni, como adversários nos profissionais.

Com o provável encerramento da carreira do goleiro tricolor, dois dos grandes personagens do futebol brasileiro nas última duas décadas deixarão de duelar nos palcos do país.

Em 13 confrontos com a camisa santista contra o rival do Morumbi,  Robinho saiu vitorioso em nove, derrotado em três e empatou um. Ele marcou apenas dois gols no camisa 1 do São Paulo. Um no seu primeiro ano como profissional e outro, histórico, em 2010.

Em 2002, Robinho levou a melhor nas quartas de final do Brasileiro vencido pelo Peixe. (3 a 1 e 2 a 1) No jogo de ida, o camisa 7 marcou o segundo gol. Os meninos da Vila desbancavam a melhor campanha da fase de classificação, o São Paulo, dentro do Morumbi.

Dois anos depois, novo reencontro e nova classificação santista. Foi pela Sul-americana. Vitória do Peixe na vila e empate no Morumbi, com o Santos utilizando um time repleto de reservas, já que a prioridade era o brasileiro vencido pelo alvinegro.

Em 2005, o goleiro são paulino levou a melhor. Mesmo com o empate em 0 a 0 em Mogi-Mirim, o time da capital sob a batuta de Emerson Leão ficou com o título estadual.

Mas o que ficou marcado na memória principalmente do torcedor alvinegro foi o duelo que marcou a reestreia do Rei das Pedaladas na Arena Barueri, em partida da fase de classificação do estadual de 2010. O jogo estava 1 a 1 e Robinho acabara de sair do banco de reservas com o rival que chegou a igualdade, logo em seguida. Minutos depois, Wesley foi na linha de fundo e cruzou, Robinho passou da bola, porém em um lance de genialidade, finalizou de letra e deu a vitória ao Peixe.

Nas semifinais do Paulistão do mesmo ano, novo reencontro de ambos e o Peixe na decisão contra o Santo André, após duas vitórias convincentes (3 a 2 e 3 a 0).

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, Robinho lesionado não foi relacionado. Os dois não se enfrentam há quatro anos, desde quando o "pedalada" voltou para a Europa após a sua segunda passagem pelo Peixe.
"Tomara que eu consiga fazer mais um gol nele (Rogério Ceni)" , disse Robinho.
Com a transferência do jogo da Vila Belmiro para o estado do Mato Grosso e se a aposentadoria de Rogério for confirmada, o o último jogo da carreira do goleiro do São Paulo no estádio Urbano Caldeira foi no Brasileiro de 2013, com vitória do Santos por 3x0 - gols de Edu Dracena, Thiago Ribeiro e Léo.


INDEFINIÇÃO

O técnico Enderson Moreira poupou os titulares de um trabalho no gramado do CT Rei Pelé, na anti-véspera do clássico. Apenas Leandro Damião e Neto, dos onze que começaram a partida na última quarta-feira (19) contra o Atlético-PR, participaram das atividades dentro de campo nesta sexta-feira (21).

A provável formação santista deve ser confirmada apenas após o último treino antes da viagem, na manhã deste sábado (20), também no Centro de treinamentos santista.

O zagueiro David Bráz, o lateral Mena e o atacante Geuvânio estão à disposição.
  
Peixe e Bota na Vila

Por falta de um laudo do estádio Martins Pereira, a CBF impediu que ‪Santos‬ e Botafogo-RJ se enfretassem em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Com isso, o jogo está mantido para o estádio da Vila Belmiro, dia 30.

ROBINHO E NEYMAR
Robinho ultrapassou Neymar em número de partidas com a camisa do Santos. O Rei das Pedaladas tem 232 jogos em suas três passagens pela Vila Belmiro contra 230 de Neymar. O atual camisa 11 do Barcelona fez 138 gols com o manto alvinegro e o rei do drible 103. O camisa 7 do alvinegro ganhou quatro títulos (dois brasileiros (2002-2004), uma Copa do Brasil (2010)  e um paulista (2010). Já Neymar tem 6 (uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011), uma recopa (2012) e três paulistas (2010,2011 e 2012).

Robinho está próximo de igualar Serginho Chulapa na artilharia do Santos e assumir a 23a. colocação entre todos na história do clube.  Se for levar em consideração após era Pelé, Robinho pode assumir a segunda colocação ficando apenas da "jóia" Neymar.

Além disso, com o gol marcado na quarta-feira (19), Robinho empatou com Kleber Pereira na artilharia santista da história do Brasileirão (1959-2014), agora com 51 gols. Se o "pedalada" marcar quatro gols até o fim do campeonato, ultrapassará Neymar e assumirá a vice-liderança do ranking que é liderado por Pelé com Folga. O Rei do futebol tem incríveis 101 gols.


ÚLTIMO DIA

O associado do Santos que desejar votar a presidente do clube na cidade de São Paulo deverá registrar essa intenção em um link na página (http://www.santosfc.com.br/eleicoes2014/), ou na Secretaria Social do Santos FC, no estádio da Vila Belmiro.  O prazo para a mudança de domicílio eleitoral vai até hoje, 21 de novembro.

Em São Paulo, o local de votação será no prédio da Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda.

Dúvidas podem ser tiradas através do telefone da sub-sede do Santos na capital - 11 3506 3200


                                           

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.