ALTERNATIVAS PARA A NOVA CASA

Postado às 19h57 desta terça-feira, 23 de abril de 2013.

Foi um sucesso o 1º Simpósio “Alternativas para a nova casa do Santos F.C.” realizado na cidade do litoral, nesta segunda-feira (22), organizados pela Associação Movimento Resgate Santista em conjunto com a Associação Terceira Via Santista. Classifico o evento como importantíssimo, pois, além do bom público que compareceu, demonstrou efetivamente o real interesse dos envolvidos para o crescimento do nosso amado Santos Futebol Clube.

Aproveito para agradecer o convite que me foi feito, para ter sido um dos palestrantes, mesmo não tendo nenhuma ligação com nenhuma corrente política no clube.

Fiz uma explanação sobre os aspectos positivos e negativos da construção de uma Arena multiuso, em Cubatão. A praticidade de não ter um estádio dentro da área residencial de qualquer cidade, fugindo do trânsito, e neste caso, o mesmo ficaria próximo a Rodovia dos Imigrantes (ao lado da Ponte estaiada Mário Covas, na descida da Serra), sem que o clube gastasse um único centavo (apenas dinheiro de investidores que explorariam o local por 30 anos), porém tem a importância do impacto ambiental como grande obstáculo para a liberação da construção.

Antes que chovam as críticas, deixo explicito que falei da Arena de Cubatão, mas não que eu defenda com unhas e dentes, o estádio na cidade em que resido. Apenas como convidado pelo presidente da Resgate Santista, Fabio Vianna, para discorrer sobre o tema pelo supracitado.


Também participaram como palestrantes no evento, um dos vice-presidentes da Federação Paulista, Orlando Rollo, que defendeu a tese de uma possível reforma estrutural da Vila Belmiro e sua ampliação vertical; além do Engenheiro Armando Alves, que deu dados muito interessantes sobre um eventual arrendamento do estádio do Pacaembu. 

O debate foi polêmico, porém construtivo. Houve a participação de torcedores, jornalistas e quem saiu vitorioso foi o glorioso alvinegro praiano.

Estão de parabéns as duas instituições pela bela iniciativa. Em breve outro Simpósio acontecerá, só que desta vez, em São Paulo. Os resultados serão encaminhados para o Comitê de Gestão que administra o Santos FC.


Curta a Fan Page do blog:


21 Comentários

  1. É estranho o Santos não ter um estádio em Santos, porém, apoio a ideia de se construir um estadio em Cubatão pela proximidade, quanto ao Pacaembu não faz sentido usar algo que ja esta sendo substituido, ou seja, de um jeito ou de outro está ultrapassado e longe dos padrões atuais, do mesmo modo a vila, que mesmo com uma arena DEVE receber jogos de menor expressão,um camarote.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 3 opniões formadas sobre o assunto novo estádio para o Santos!

    1º Sou de São Paulo capital e minha preferencia é que o Santos construa uma nova arena em Santos mesmo que é sua cidade natal! Além do mais, toda a estrutura do clube está na cidade, Hotel, CTs e etc.... um estádio fora da cidade iria atrapalhar e muito a logistica do clube. Caso o Santos queira jogar em São Paulo podemos simplesmente continuar a fazer o que sempre fizemos alugar o Pacaembu ou o Morumbi para realização de tais jogos do Santos.

    2º Por mim esse estádio JAMAIS poderia ser em CUBATÃO! e muito, mas muuuuuuuuuuuuuuito menos NO ABCD, primeiro porque não teria absolutamente nada haver um time da cidade de SANTOS com maior parte da sua torcida em SÃO PAULO com estádio em CUBATÃO OU ABCD! Nenhum time do mundo acontece uma bizarrice dessas! Isso seria péssimo para o marketing do Santos. Nada contra essas cidades, mas Cubatão e ABCD são cidades inexpressivas no cenário internacional. Se o Santos tiver que ter um estádio fora da cidade de Santos esse estádio só poderia ser em São Paulo capital que é simplesmente a maior cidade da América Latina e uma potencia economica onde seria muito mais fácil o clube se popularizar, aumentar a torcida além de fechar grandes negócios!

    3º Ou o Santos reforma, amplia e moderniza a Vila Belmiro ou demoli ela e vende o terreno pra reforçar seu orçamento! Uma coisa que o Santos NÃO PRECISA e NÃO PODE TER é DOIS ESTÁDIOS! Acho que isso é JOGAR DINHEIRO FORA e totalmente sem a menor necessidade é o Santos ter DOIS ESTÁDIOS! O Santos precisa cortar custos e as despesas de manutenção de um estádio são muito altas.

    ResponderExcluir
  3. To na torcida pro Pacaembu que deve ser reformado e trará mais torcida.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Longo, quem disse para você que o Santos não tem um estádio em Santos? Tem, sim, é a Vila Belmiro, que vive vazia quando o jogo não é decisão. A melhor opção, para o crescimento do Santos, seria um estádio na capital paulista. O Pacaembu seria uma boa, desde que pudesse ser reformado e dado outro nome, onde o clube ganharia uma bolada com o naming rights. Até a Ponte Preta terá um estádio novo e o Santos não. Agora, estádio na Baixada, para ficar vazio, empresário nenhum iria cair nessa armadilha.

    ResponderExcluir
  5. Caro Adolpho com ph, da onde você tirou essa do abc paulista na ter representatividade, tratando como um grupo de cidades sem valor? Seja menos bairrista e pesquise um pouco mais para descobrir que as cidades que compõem o abcd, são muito importantes para o contexto estadual e nacional, e você não mora na avenida Paulista para falar assim com essa arrogância!

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião é muito simples, mas bem embasada. Estrategicamente, a melhor área seria a ARENA BARUERI, localizada ao lado do Rodoanel, com acesso facil a capital, campinas, jundiaí, sorocaba, osasco, carapicuiba e facil para quem vem do Litoral.

    O estadio ja esta subutilizado, e recebera cobertura, se tornando um estadio de 1o mundo, com o Santos tendo q investir ZERO real. Ou seja, o estadio esta pronto HOJE.

    O Santos tem q investir pesado na sua estrutura de categorias de base. Isso sim é muito mais urgente.

    O aluguel da Arena Barueri é muito mais barato q o Pacaembu, e poderia ser feito convenio.

    ResponderExcluir
  7. O ruim do estádio nesse local em Cubatão é que jamais terá aval para ser construído. Só favela cresce em área de proteção ambiental. Aumenta a vila com pouca grana e que se crie uma logística melhor para atender os sócios de sampa (um quiosque na praia ou dois) carreata de ônibus (vagão de trem) com um bate bola com as figuras lendárias do santos npuxando o bonde e sendo retransmitido para os outros veículos. o torcedor aproveita e tem um dia na praia, no quiosque do peixe, com segurança boa e tal. Passeio pra toda família. Porque se for para ficar igual o Palmeiras nessa construção de estádio... Dinheiro do time vai para a obra, fica-se anos sem ganhar nada e ainda cai pra segundona.

    ResponderExcluir
  8. Não caiam nessa de arena multi-uso, não há tantos shows assim pra alugar o local, ainda mais com o Morumbi construindo um hotel no próprio estádio. Aí complica.

    Prefiro um ótimo time, que o dinheiro seja investido nisso, do que uma ótima casa e um time de segunda divisão.

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente contra o Pacaembu, apesar da maior parte da torcida estar em São Paulo, o clube leva o nome da cidade e isso deve ser respeitado fielmente. Quanto a Arena de Cubatão, talvez até seja viável, se pensado com extrema calma, principalmente sobre os retornos financeiros para o clube. Sou simpatizante da ideia sobre a reforma da Vila Belmiro, afinal o Santos FC também é muito conhecido por causa da sua casa onde passaram tantos craques.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre fui contra derrubar a Vila Belmiro, mas reformar sim tem um video no Youtube Requalificação do Estádio Urbano Caldeira " Vila Belmiro" que com certeza seria o ideal para todos! ficariamos com a magía da Vila bem mais modernizada e com certeza os gastos será bem menos que a contrução de uma nova Arena e entregar a maior parte dos lucros para os Investidores! neste Video o Arquiteto mostra que tem como como reformar sem que tenha que destruir tudo, pelo menos foi o que eu entendi!

    ResponderExcluir
  11. Fala Ademir....

    Na minha opinião, em termos financeiros deveria manter como está.... a Vila nosso alçapão e o Pacaembu nossa casa na capital....

    Cubatão sou totalmente contra, se a torcida da cidade de Santos não vai a Vila, imagina em outra cidade....

    Abcs

    ResponderExcluir
  12. Pelo que vi até agora poucos são a favor de Cubatão ... e a vila pra reforma no meu ver seria bem complicado e outra se ampliar a vila teria que ver se daria lucro, pois um jogo no Pacaembu por menor que seja o público é bem maior que na vila na mesma situação dia horário.

    ResponderExcluir
  13. O Pacaembu na mão da prefeitura com 28 jogos no maximo 30 dá prejuizo de r$ 1.000.000,00 por ano não pode ser alterado em nada pois é tombado, não pode ser Arena multi uso devido a Associação Viva Pacaembu ao contrario da Vila Belmiro que se colocada no chão pode ser readequada com engenharia do seculo XXI e tornando-se multi uso e confortavel, com referencia a Cubatão caso o VLT chegue até a mesma pode ser uma otima opção mas não tem como o Santos F.C. ou qualquer clube do mundo manter 2 Arenas.

    ResponderExcluir
  14. Pra mim a casa do Santos poderia ser o Estádio do Jabaquara, na caneleira em Santos, é enorme o tamanho da área, da pra construir uma bela arena. Em Santos não existe um terreno desse tamanho, então porque não construir nesse local? O peixe poderia fazer uma parceria com o jabuca, que sempre foi co-irmão.

    ResponderExcluir
  15. A minha opinião sempre foi e sempre sera a Manutenção da Vila de alguma forma conseguir amplia-la para pelo menos 45 mil lugares pois O SANTOS FUTEBOL CLUBE é da cidade de Santos não da Capital e de nenhuma outra cidade caso não de pra ser em Santos poderia ser em alguma cidade do litoral!!!!

    ResponderExcluir
  16. Creio que muitos dos que criticam o projeto da Arena em Cubatão, com certeza não conhecem a exata localização da area.
    Me arrisco a dizer que o local fica mais perto da área habitada de Santos e São Vicente do que Cubatão.
    Claro que não basta apenas construir a arena. É preciso dar condições do torcedor chegar com facilidade ao local.
    A vila não pode ser parâmetro de presença de publico pois não oferece o mínimo de conforto, e após as diversas modificações o que era ruim ficou pior para o torcedor de arquibancada.
    Outra detalhe é que o clube não colocaria um tostão na construção ficando o risco com os investidores. Só posso imaginar que a rejeição a esse projeto é motivada pela comodidade.

    ResponderExcluir
  17. Pela proposta a ideia do estadio em cubatão é a melhor na minha opinião, porque vai trazer muitos beneficios a nos torcedores "consumidores" do nosso time o santos fc, hoje em dia estadio moderno não é só arquibancada tem ter areas de lazer para familia, estacionamento, shopping, bons restaurantes e etc. Apesar que o pacaembu é o melhor lugar fica no centro de sp facil açesso, onde esta a massa santista onde o torcedor compareçe em peso ao contrario da vila onde o torcedor da baixada historicamente não compareçe mas pelos termos colocados não é viavel o pacaembu. A vila sou contra lugar de dificl açesso media de publico muito baixa isso é historico, é bairro residencial onde não teria espaço nem para fazer um simples estacionamento. Das tres proposta sem duvida a de cubatão é a melhor.

    ResponderExcluir
  18. Complicadíssimo esse lance do estádio. Sou de Piracicaba interior de SP, da torcida Coração Santista, um grupo de amigos que se reúne para acompanhar o Santos em nossa sede. Sempre que podemos vamos aos jogos, mas não vivo a realidade de quem mora na cidade de Santos. Olhando de longe vejo a ampliação da Vila como melhor solução. Uma solução de engenharia e arquitetura, claro com muita verticalização. Vejo com ressalvas o projeto em Cubatão, será que uma arena ali daria certo? O arrendamento do Pacaembu, também me parece estranho, arrendar algo antigo será que compensa? Uma parceria para usar o terreno do Jabaquara me parece legal também acho que é uma idéia a ser amadurecida. O que eu sou contra é a idéia de demolição da Vila Belmiro, o templo sagrado do Futebol, a Vila mais famosa do mundo, onde Pelé reinou e tantos outros craques deram show. Não tem estádio mais gostoso para se assistir um jogo, a gente parece estar dentro do jogo, é sensacional!!! Digo mais faz parte de nosso hino, “Sou alvi negro da Vila Belmiro”, é minha frase predileta quando me perguntam para que time torço, deixo aqui minha opinião e meu protesto contra essa idéia da demolição!

    ResponderExcluir
  19. Minha opinião é o Santos é de Santos, o estádio é a vila Belmiro. Derruba e construa outro. Eu sou de são Paulo, capital. O que pode mudar a história do Santos é o programa sócio-torcedor, independência financeira, liberdade! A conta é essa: 1 milhão de sócios pagando 30 reais mês = 30 milhões mês e 360 milhões ano. E nunca mais vamos discutir patrocínio , cota de televisão. www.futebolmelhor.com.br

    ResponderExcluir

Comente sobre o tema da matéria. Falta de educação e falta de respeito não serão tolerados. Sem mais.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.