A MATEMÁTICA PARA O TÍTULO

Publicado às 09h45 desta terça-feira, 8 de novembro de 2016.
Apesar da bela arrancada nas últimas rodadas, a situação do Santos para conquistar o Campeonato Brasileiro ainda é bastante difícil. O alvinegro, o vice-líder, precisa ganhar os quatro jogos que lhe restam e o Palmeiras não pode fazer 7 dos 12 pontos que tem a disputar. 

Nos últimos sete jogos, o time de Dorival Junior conquistou 19 de 21 pontos disputados, ou seja, quase 91% de aproveitamento, com três vitórias consecutivas fora de casa diante de São Paulo, Chapecoense e Ponte Preta. O único empate nesse período foi diante dos reservas do Grêmio-RS, em Urbano Caldeira. O alviverde tem 70 pontos e o alvinegro 64.

O time praiano não fazia um Nacional tão bom, desde 2007, quando foi vice-campeão. Na competição deste ano, até o momento, o clube tem a melhor defesa (29 gols sofridos), é o segundo melhor mandante (41 pontos - 13V/2E/2D), terceiro melhor visitante (23 pontos - 7V/ 2E/ 8D), terceiro melhor ataque (53 gols) e o segundo time que mais troca passes certos na competição.

O Santos salvou o Palmeiras da série B, em 2014.
Se tem uma rodada que a diferença pode cair é a próxima. Dia 17 deste mês, o Santos enfrenta o Vitória-BA, em casa e o Palmeiras vai a Belo Horizonte, enfrentar o Atlético-MG, quarto colocado. Depois, o time de Palestra Itália tem dois jogos seguidos em São Paulo, diante do Botafogo-RJ e Chapecoense. Na última rodada, o time de Cuca enfrenta o Vitória-BA, em Salvador.

Já o Peixe, após enfrentar o time baiano, jogará duas vezes como visitante diante de Cruzeiro e Flamengo. Só voltará a Vila mais famosa contra o América-MG, na 38a. rodada.

Na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, que se iniciou nesse formato no ano de 2003, jamais uma vantagem de seis pontos foi tirada faltando quatro partidas para o fim da competição.

Se o título ainda é um sonho distante, o torcedor do Santos já tem o de comemorar. Com os três pontos somados diante da Macaca, no último fim de semana, o alvinegro  garantiu matematicamente, o retorno a Taça Libertadores, em 2017. O Glorioso não disputava o torneio continental desde 2012, quando foi semifinalista. Com os três pontos em Campinas, o clube chegou a 64 pontos, com isso, não tem mais possibilidades matemáticas de deixar o G6, nem mesmo se perder todos os quatro jogos que lhe restam. As únicas equipes que podem alcançar o Peixe são Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR, que já estão no G-6. SCCP e Grêmio, os primeiros fora da zona, não têm conseguem mais.

Entretanto, o Santos ainda não está garantido na fase de grupos do torneio, apenas nas eliminatórias da primeira etapa. Para ir direto às chaves, a equipe precisará se manter no G3 ou terminar em quarto, desde que o Atlético-MG conquiste a Copa do Brasil. Os mineiros estão na decisão da competição diante do Grêmio.

Enquanto houver 1% de chance, o torcedor tem de ter 99% de fé.


TROFÉU ACEESP 2016 - O OSCAR DA CATEGORIA

Está aberta a escolha dos melhores do ano para o Troféu ACEESP 2016. O ano passado com a colaboração de vocês, fui o vencedor nas categorias blog e repórter de rádio.

Conto com você novamente torcedor santista para estar entre os finalistas uma vez mais.

Esse ano concorro nas categorias - COLUNISTA/BLOGUEIRO e SITE. Acesse o link e vote: http://www.aceesp.org.br/site/?p=3849 

Vão pedir seu CPF e e- mail para poder votar. Não esqueça de validar o voto na mensagem que receberá no seu e-mail, após escolher seus preferidos. 

Antecipadamente, agradeço uma vez mais.

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.