ARANHA, EXEMPLO DE DIGNIDADE

Postado às 23h22 desta quinta-feira, 18 de setembro de 2014.
Grêmio e Santos fizeram uma partida horrível e o empate em 0 a 0 pela 22a. rodada do Campeonato Brasileiro retratou exatamente a qualidade medíocre do que aconteceu durante os 90 minutos. Mas se tem alguém que demonstrou lucidez nas palavras, coerência, dignidade e provou ser de uma grandeza acima do que já conhecíamos foi o goleiro Aranha.

O camisa 1 santista, além de realizar três defesas importantes, sofreu durante todo o jogo. Foi alvo de racismos por parte de alguns torcedores do Grêmio há 21 dias, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil,  e voltou a ser hostilizado, desde o seu aquecimento, neste novo encontro das equipes. Aranha ouviu todos os xingamentos possíveis e imagináveis, exceção a novos apupos em relação a cor da sua pele, até por medo, já que muitos poderiam ser filmados.
"Eu acreditava que a maioria do torcedor gremista repudiava o que tinha acontecido, mas pelo que eu vi hoje eles acharam bonito" disse Aranha aos repórteres na saída do gramado ao final da partida.
As vaias insistentes e em intensidade maior do que normal dos torcedores do time da casa, eram nítidas porque o goleiro santista denunciou as atitudes racistas de uma parte da torcida no jogo passado. E teve profissional bairrista da imprensa local insistindo em dizer que não, classificando tudo como normal, durante a saída de campo do goleiro, o que é profundamente lamentável.

O palco da partida foi transformado em um local de ódio e discriminação. Aquele que foi vitima de racismo, crime que está no código penal brasileiro foi vaiado por ter denunciado o ato e que culminou em uma atitude drástica do STJD que excluiu o tricolor dos pampas da Copa do Brasil.

Aranha sem querer holofotes, fez muito mais pelos negros, exigindo apenas respeito, do que muitos outros que poderiam ter lutado mais e se omitiram. 

Infelizmente, o poste está próximo de urinar no cachorro. O ser humano esquece dos seus valores. Vale mais o amor e paixão pelo clube do que o respeito ao próximo.

E você quer saber do jogo? O jogo foi secundário, por tudo o que aconteceu.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0x0 SANTOS
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
18.904 pagantes/R$ 488.563,00
Cartão Amarelo: Matheus Biteco,Ramiro (Grêmio)
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Matías (Walace 41'/2ºT), Rhodolfo, Pedro Geromel e Pará; Ramiro, Matheus Biteco, Fellipe Bastos (Riveiros intervalo), Luan (Fernandinho 29'/2ºT) e Dudu; Lucas Coelho. Técnico: Felipão.
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zeca; Souza, Arouca e Lucas Lima (Alan Santos 45'/2ºT); Gabriel (Stéfano Yuri 29'/2ºT), Robinho e Leandro Damião (Geuvânio 13'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira

NOTAS DOS JOGADORES DO SANTOS
Aranha: O melhor do jogo - 8,0
Cicinho:  Errou todos os cruzamentos - 5,0
Edu Dracena: Bastante exigido e deu conta do recado - 6,0
David Braz: A exemplo do seu companheiro, fez o arroz com feijão bem temperado - 6,0
Zé Carlos: Como é destro, tinha dificuldade para cruzar, mas no geral teve aproveitamento satisfatório - 6,0
Souza: Erros absurdos de passes e dificuldades na marcação - 4,5
Arouca: Ajudou e foi competente na marcação. Apenas isso - 6,0
Lucas Lima: Deu belo passe para Robinho no segundo tempo, mas o 7 da Vila não conseguiu aproveitar. Sobrecarregado na armação. Não é craque, mas é voluntarioso - 6,5 
(Alan Santos): Entrou nos acréscimos - SEM NOTA
Gabriel: Sumido no primeiro tempo. Tem muito mais potencial do que apresentado na noite desta quinta-feira - 5,0
(Stéfano Yuri): Entrou praticamente no fim. Se movimentou e batalhou do lado esquerdo do campo - 5,5
Robinho: Apagado na primeira etapa, um pouco mais aceso nos 45 minutos finais. Longe do brilho digno de elogios - 6,0
Leandro Damião: Os primeiros 20 minutos foram agradáveis. Depois desapareceu - 5,0
(Geuvânio): Melhorou o passe e a posse de bola pelo lado direito. Poderia ter aproveitado melhor a oportunidade - 5,5
Técnico: Enderson Moreira: Parece indeciso nas alterações. Tirou Damião, home de área e colocou um jogador de lado do campo - Geuvânio. Em seguida tirou um homem de velocidade para colocar um novo homem de área - 5,5

                                                 

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.