MELHOR CAMPANHA DESDE 2007

Postado às 17h54 desta segunda-feira, 23 de setembro de 2013
(*) com a colaboração do web e estatístico Felipe Takashi 

Claro que o campeonato brasileiro não acabou, mas os números são irrefutáveis e caso o Santos alcance a vitória diante do Náutico na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (24), em partida adiada da 11a. rodada, assume a quinta colocação, posição essa que pode lhe valer a classificação para a Copa Libertadores da América. Sim, caso Atlético Paranaense, Grêmio ou Botafogo (integrantes do G4), vença a Copa do Brasil, abre-se uma nova vaga no Brasileirão (Desde que nenhum clube brasileiro vença a Copa Sul-americana) .

O time do não badalado, mas até aqui eficiente, Claudinei Oliveira faz a melhor campanha no Brasileirão desde que a atual gestão (Luis Álvaro e Odílio Rodrigues) assumiu o comando do clube. Os números do atual elenco são superiores aos dos técnicos Dorival Júnior e Marcelo Martelotte em 2010, e melhores do que os de Muricy Ramalho nas campanhas de 2011 e 2012. Atualmente, com uma partida a menos em relação aos concorrentes, o Santos é o melhor paulista classificado.

Outro detalhe, a qualidade do material humano de Claudinei Oliveira é bem inferior aos elencos montados em 2010 (campeão estadual e copa do brasil), 2011 (bi-paulista, campeão da Libertadores e vice-mundial) e 2012 (tri paulista e campeão da recopa sul-americana) .

Desde que foi instituído o sistema pontos corridos pela CBF, o time da Vila Belmiro faturou o título em uma única oportunidade, em 2004 com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Também com Luxa, o Peixe alcançou uma vaga na Libertadores em 2006 e o vice-campeonato em 2007. Outro vice foi em 2003, com Emerson Leão.

Como escrevi na coluna após a vitória contra o Criciúma (SC), não, não está tudo bom, o Santos pode muito mais, mas por tudo que aconteceu durante o ano, o presente é bem melhor do que poderia se esperar. 


BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.