PARA RETOMAR A TEMPORADA

Publicado às 01:13 desta sexta-feira, 11 de julho de 2025

(*) Pedro La Rocca

28 dias depois o Santos recomeçou a sua temporada - não da maneira que o torcedor esperava. Apesar do resultado positivo de 3x1 no amistoso contra a Desportiva Ferroviária-ES, a atuação deixou e muito a desejar. Neymar (pênalti), Guilherme e Pituca marcaram para o Alvinegro de Vila Belmiro, enquanto o zagueiro Mariano descontou para os capixabas.

Cleber Xavier dividiu o time em dois grupos diferentes. Um que atuou durante os primeiros 45 minutos sem trocas e outro que atuou na reta final da partida, que contou com mudanças nos minutos finais de jogo.

A equipe que iniciou o jogo como titular teve: Brazão, Escobar, Basso, Luan Peres e Souza; Rincon, Zé Rafael e Neymar; Barreal, Deivid e Guilherme. Esse time deixou o jogo encaminhado com 2x0 no placar.

Já na segunda etapa, Xavier trocou 100% do time e ainda contou com três mudanças nos minutos derradeiros de jogo: João Paulo, Igor Vinicius, Zé Ivaldo, Gil (Luisão) e Vinícius Lira; Schmidt, Pituca e Bontempo; Rollheiser, Tiquinho (Luca) e Padula (Robinho Jr.). 

Arão ainda faz recondicionamento muscular e, de acordo com o Xavier, o volante de 33 anos ainda não estará disponível para ser relacionado contra o Flamengo. A tendência é que ele componha o banco de reservas contra o Mirassol.

O adversário não tem divisão nacional há oito anos e não disputa uma final estadual há nove, então seria injusto avaliar individualmente os jogadores, mas posso dizer que coletivamente a curta amostragem é decepcionante para quem vem de 10 dias consecutivos de treinos - sendo alguns em dois períodos. 

Barreal construiu seus melhores lances quando esteve como arco, e não a flecha. Digo o contrário para Guilherme, que quando precisou ser arco, desperdiçou três ataques, mas quando foi flecha, deixou seu tento.

Vi Zé Rafael movimentando-se mais próximo ao setor ofensivo, inclusive atacando espaço nas costas do lateral adversário. 

Algumas escolhas do treinador, especialmente no segundo tempo, me deixaram com uma pulga atrás da orelha. Com a proximidade dos campos do CT Rei Pelé, tem de se saber o mínimo dos meninos que sobem ao time de cima.

Na base, Padula joga pela direita, entrou do lado oposto. Bontempo nunca rendeu jogando como meia próximo ao atacante, mas teve personalidade de, em diversas vezes, fazer um jogo de aproximação com Rollheiser pela direita.

Até o próprio argentino, que já é do conhecimento de todos, que Xavier vai utilizá-lo por dentro, e mesmo assim foi escalado como ponta-direita. 

As boas notícias ficaram por conta de Neymar, que se mostrou bem fisicamente, sendo um dos poucos a pressionar caso perdesse a bola e deixou vários companheiros na cara do gol, e Robinho Jr, que estreou no profissional com a assistência do terceiro gol após belo domínio. 

Quarta-feira (16) recomeça o Brasileirão para o Santos, que teve jogo contra o Palmeiras, que seria neste próximo final de semana, adiado. O Peixe pega o Flamengo às 20h na Vila mais famosa do mundo.

 (*) Pedro La Rocca - Estudante de jornalismo, repórter na Energia 97FM e no Esporte por Esporte. 

0 Comentários

BAIXE O MEU APLICATIVO

Acesse o Quentinhas do Quintino e fique sabendo tudo sobre o Peixe em tempo real.