FOTO CAPA

NADA VAI APAGAR

Postado às 20h33 deste sábado, 3 de agosto de 2013
O “day-after” após a traumática humilhação sofrida pelo Santos em Barcelona, continua repercutindo. A goleada de 8 a 0 que foi assistida por 159 países que compraram os direitos de transmissão de TV, fez com que o Comitê de Gestão do clube assumisse a responsabilidade pela catástrofe, através de nota oficial. 

É duro escrever isto, mas ultimamente o Santos F.C. vem se especializando em notas de “lamentações”, principalmente nos insucessos em contratações (vide os casos do técnico Bielsa e do atacante Robinho este ano, além do argentino Martínez que foi jogar no rival SCCP em 2012).

A assessoria do clube também já comunicou na mesma noite da humilhação na Europa, que nem os jogadores e muito menos o técnico Claudinei Oliveira, não irão conceder entrevistas coletivas até o próximo dia 10, mesmo com o clássico contra o SCCP, na próxima quarta-feira (7), no estádio da Vila Belmiro.

A postagem no site oficial publica na manchete que a humilhante derrota no Camp Nou será tratada como lição para o Santos voltar mais forte... Que lição? Não bastou a goleada no Mundial do Japão para aprender?

Nada, nem o tempo, apagará a vergonha de 2 de agosto de 2013.

Em 2011 o clube publicou uma nota parecida.

Seguem a íntegra da nota oficial publicada pelo clube na noite deste sábado (3) e a de 2011 também:

"O Comitê de Gestão do Santos FC vem a público, diante de seus mais de 65 mil sócios e milhões de torcedores e fãs, assumir total responsabilidade pela derrota sofrida diante do Barcelona, na Espanha, nesta sexta-feira (2). 

Temos consciência dos prejuízos na imagem do Clube, no Brasil e no exterior, e sabemos que nenhuma explicação, neste momento, vai apagar a tristeza dos que amam o Santos.


Nosso Clube é grande demais para se conformar com um resultado de 8 x 0, seja para quem for, independente da expressão do nosso adversário. 

Por isso, mais do que uma derrota dura, temos que tratar o episódio como uma lição dolorosa. 

O Santos FC teve capítulos igualmente negativos em seus 101 anos de vida, mas sempre conseguiu ressurgir com mais força. Assim é nossa história de superação. Desta forma nos tornamos bicampeões mundiais, o Clube mais vencedor das Américas no século passado e um dos mais vencedores de 2001 para cá, com cinco Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa e uma Libertadores da América. 


O resultado de ontem foi um golpe em nossa auto-estima, mas não apaga e nem condena a nossa história gloriosa e vencedora. Nosso desafio, a partir de agora, passa pela reconstrução da auto-estima do Clube e de nossos torcedores e fãs. Pela recuperação de nossa imagem aqui e no exterior. 


Essa reconstrução vai acontecer dia após dia, jogo após jogo. Será difícil e encontrará obstáculos, mas não pode estar dissociada de nosso maior poder: o amor dos milhões de torcedores que temos ao redor do mundo e a simpatia de outros milhões de fãs.


Aprenderemos com a lição e voltaremos ainda mais fortes, como mostra nossa história e em respeito ao sentimento de tristeza que todos nós sentimos, hoje. Esse sentimento não será em vão." 

A nota oficial do clube após a derrota no Japão em 2011, para o mesmo Barcelona tinha os seguintes dizeres:

"O vice-campeonato no Mundial de Clubes precisa ser visto não apenas como um torneio no qual fomos derrotados na final, mas, principalmente, como um marco da internacionalização da nossa marca e fonte de inspiração para que façamos cada vez mais e melhor por nosso time, dando-lhe apoio e incentivo a cada novo desafio.


É hora de olhar para o futuro e lapidar nossa visão estratégica. Planejamento é a palavra-chave nesse contexto. Ele deve estar alicerçado em premissas previamente definidas sem desprezar novas variáveis relevantes que se apresentem. Essa é a melhor maneira de tirar lições de cada episódio ou capítulo que vivemos. É fundamental que sejamos confiantes em relação a nossas capacidades tanto quanto humildes para aprender com situações novas ao longo do processo

 
 

Copyright © Ademir Quintino All Rights Reserved • Design by